Em Santa Catarina, atualmente, 133 salas de vacinação particulares são habilitadas para imunização. Mas nem todas vão oferecer o serviço neste ano. Os jornais DC, AN, Santa e a RBS TV fizeram levantamento em 89 clínicas particulares credenciadas pelo Estado para a vacinação, porém muitas delas estão com os estoques zerados diante da procura intensa por imunização. O Estado já registrou oito mortes provocadas pela doença em 2016, sendo sete pelo vírus influenza A H1N1 e uma pelo influenza B.
Continua depois da publicidade
Os preços variam de R$ 50 a R$ 120 e dependem se a aplicação será da vacina.
Vanessa lembra que o preço é definido por cada empresa. Por isso, vale a pena pesquisar, pois os valores cobrados variam bastante e há descontos para grupos de pessoas e empresas em alguns casos. Confira as salas de vacinação particulares em Santa Catarina consultadas pela reportagem:
Vacinas contra a gripe A em Joinville e Jaraguá do Sul
Continua depois da publicidade
Vacinas contra a gripe A no Vale do Itajaí
Vacinas contra a gripe A na Grande Florianópolis
Vacina da gripe A no Oeste e Serra
Vacina contra a gripe A na região Sul de Santa Catarina
A gerente de Doenças Imunopreveníveis e Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive-SC), Vanessa Vieira da Silva, explica que o processo para habilitação é rígido. Primeiro, a sala precisa do credenciamento da Vigilância Epidemiológica, atendendo a exigências em relação a espaço, equipamento e profissionais. Depois, deve obter o alvará sanitário e então estará apta a aplicar as vacinas.
Especialistas apontam razões para o registro precoce de casos de gripe A e mortes em Santa Catarina
Etiqueta da tosse: saiba como prevenir a gripe com atitudes simples
Na rede pública, vacinas começam a chegar na sexta-feira, dia 01