A volta dos radares eletrônicos em Joinville, que esta semana completam um ano sem operação, promete não só reestabelecer a fiscalização eletrônica no trânsito, mas também ampliar como nunca a vigilância contra as infrações nas ruas da cidade.
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O edital que determinará uma nova empresa para realizar o serviço em Joinville foi lançado na sexta-feira e as propostas serão conhecidas no próximo dia 7 de outubro, como adiantou o colunista Jefferson Saavedra. Desta vez, o monitoramento será quatro vezes maior: em vez dos 25 equipamentos que funcionavam até setembro de 2013, serão instalados cem aparelhos, entre radares, lombadas eletrônicas e fotossensores. A previsão é de que 207 faixas de pedestre sejam controladas.
– O que se quer é que, com a presença do equipamento, haja obediência à velocidade máxima e ao avanço e parada sobre as faixas de pedestres, reduzindo o número de acidentes e infrações. Caso continue se praticando a velocidade excessiva e os avanços, consequentemente, o número de multas será alto – avisa o diretor de trânsito do Ittran, Eduardo Bartniak Filho.
Os cem pontos de distribuição dos aparelhos, diz Bartniak, são resultado de estudos que levaram em consideração números de acidentes, de fluxo de veículos e da velocidade média da via, por exemplo.
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Após a assinatura do contrato, a empresa escolhida terá 18 meses para instalar todos os equipamentos. Mas a obrigação contratual é de que ao menos 44 faixas sejam fiscalizadas após quatro meses de contrato. É possível, no entanto, que a empresa
se antecipe e os radares entrem em operação até o fim do ano.
O valor máximo admitido para a concorrência será de R$ 36.938.243,04 para o prazo de 48 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses. Vencerá quem apresentar o mesmo valor.