Um concurso inédito promovido pela Epagri/Ciram no município de Lages, nos dias 29 e 30 de novembro premiou os melhores queijos artesanais de Santa Catarina. O objetivo do concurso é valorizar a diversidade cultural e geográfica do Estado, que se revela em alimentos únicos, com riqueza de sabores. A peça vencedora da categoria máxima foi o Queijo Colonial Curado, produzido na Queijaria Semprebom, de Nova Veneza, do agricultor José Carlos Semprebom.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Além do queijo de José Carlos, outros 137 produtos foram avaliados. Destes, 14 receberam a premiação Ouro, 28 a Prata e 26 a Bronze. A escolha do queijo vencedor foi feita entre os medalhistas de Ouro. O produtor da Queijaria Superbom também teve outras duas peças premiadas com a medalha de prata. Ele comemora:
— Concorremos com queijos premiados internacionalmente e conseguimos a melhor premiação. Essa conquista é um reconhecimento da nossa qualidade, sabor e dedicação ao longo dos anos — diz José Carlos.
Os queijos premiados no concurso são produzidos em 30 municípios catarinenses. Confira as peças premiadas nas categorias Ouro, Prata e Bronze e descubra onde estão as melhores queijarias artesanais de Santa Catarina:
Continua depois da publicidade
Categoria Ouro

Categoria Prata

Categoria Bronze

A comissão técnica do 1° Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Santa Catarina foi composta por profissionais com capacitação técnica em análise sensorial e conhecimento técnico do processo produtivo de lácteos. Os jurados que avaliaram os queijos eram técnicos, lojistas e chefs de cozinha, entre outros.
A coordenadora do Programa Estadual Gestão e Mercados da Epagri, Telma Köene, considera que os queijos, além de economicamente muito significativos, representam a história, a tradição e a cultura local. Telma destaca que a notoriedade e a visibilidade dos produtos artesanais despertou diversas iniciativas de valorização do produto com identidade geográfica.
— As capacitações, concursos e trocas de experiências entre técnicos e agricultores são primordiais para a melhoria da qualidade das peças e real valorização dos costumes locais. Os técnicos precisam estar aptos e seguros para orientar os produtores, que por sua vez precisam entender os processos para produção de queijos com segurança e qualidade — diz a coordenadora.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
PUBLICIDADE
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.
Continua depois da publicidade
Leia também
Os 10 melhores alimentos e drinks brasileiros, segundo votação internacional
Picanha brasileira é melhor prato do mundo, aponta votação internacional