As eleições municipais de Joinville deste ano vão acionar um verdadeiro batalhão neste domingo. Serão 5.160 pessoas atuando diretamente para que você, eleitor, possa votar sem transtornos. Serão pelo menos 24 agentes de trânsito, 20 funcionários da Polícia Federal, cinco juízes, cinco promotores e 4,7 mil convocados para trabalhar como mesários e na apuração. Além de 352 policias militares, 20 policiais civis e seis bombeiros, que apoiarão na apuração dos votos. Para movimentar tanta gente que irá circular pelos locais de votação, a Câmara de Vereadores emprestou dez carros aos juízes e promotores. Outro veículo foi disponibilizado pelo Instituto de Trânsito e Transporte de Joinville, além de 30 viaturas da PM.
Continua depois da publicidade
A eleição em Joinville
4,7 mil mesários e presidentes de mesa foram convocados.
Continua depois da publicidade
4 juízes percorrendo Joinville e um circulando entre Garuva e Itapoá, com ajuda do helicóptero da Polícia Militar. Eles dão início aos trabalhos às 7 horas, no Centreventos Cau Hansen, QG das eleições.
24 agentes de trânsito ficarão nas quatro ruas interditadas no domingo e circulando pelo restante da cidade.
20 funcionários da Polícia Federal (delegados, escrivães e agentes) ficarão na Delegacia da PF recebendo os presos durante o dia e agilizando o processo para as audiências, que serão durante o domingo.
Continua depois da publicidade
352 policiais militares atuarão nos 102 locais de votação.
20 policiais civis darão apoio no combate aos crimes eleitorais, mas não se deslocarão para rondas nos colégios eleitorais.
980 urnas de votação.
171 urnas para reposição.
369.702 eleitores em Joinville.
102 locais de votação.
1.017 seções.
Para denunciar, ligue:
190 PM
181 e 197 Polícia Civil
3431-6800 Polícia Federal
Outros números importantes:
– 0800-648-0148, para conferir local de votação.
– 3433-3503, para mais informações sobre as eleições.
Convocação de mesários
Caso alguém não compareça, quem estiver na fila pode ser convocado. Mas vai do bom senso do presidente da mesa não chamar idosos, mães com criança de colo ou gestantes. É crime eleitoral não aceitar. Os mesários irão trabalhar das 7 às 17 horas.
Mudanças no trânsito
O eleitor precisa ficar atento porque algumas ruas serão fechadas para passagem dos carros da Justiça Eleitoral e acessos a lugares de concentração da organização do pleito.
Continua depois da publicidade
– As ruas Vargeão e Eduardo Krische, no Centro, perto do Centreventos Cau Hansen, serão fechadas das 6 às 23 horas, domingo. Apenas veículos do TRE poderão circular por lá. Doze agentes de trânsito ficarão no local para controlar a passagem de carros.
– A rua Jaguaruna (entre a Conselheiro Mafra e a Padre Carlos), perto de onde fica o Cartório Eleitoral, também ficará interditada a partir das 17 horas para a contagem dos votos. Quatro agentes ficarão no local para garantir a distância dos veículos.
– A rua José Elias Giuliari, em frente à delegacia da PF, também será fechada das 8 às 18 horas, resguardada por três agentes. Como os presos por crimes eleitorais serão encaminhados para lá, será restrito o acesso, principalmente de veículos.
Continua depois da publicidade
– A rua Guilherme, no Costa e Silva, em frente ao Colégio Elpídio Barbosa, também ficará fechada das 7 às 19 horas. Quatro agentes liberarão o acesso apenas para veículos com idosos e deficientes físicos.
Transporte das urnas
As urnas serão recolhidas nas escolas e serão levadas por carros e batedores até o Centreventos Cau Hansen. Lá, perante uma comissão de pessoas convocadas, são retirados os pendrives com os dados da votação. Os equipamentos ficarão no Centreventos, enquanto os mecanismos de armazenamento serão levados, em grupos, para a central de apuração, que será no Cartório Eleitoral da rua Jaguaruna, em frente aos Bombeiros Voluntários. Todo o transporte será acompanhado por policiais militares, rodoviários federais e policiais federais.
Apuração
Segundo o juiz eleitoral Yhon Tostes, o motivo da mudança da apuração do Centreventos para a Justiça Eleitoral é para agilizar a apuração. Se for usado o sistema direto do cartório, sem precisar criar uma nova rede, a contagem dos votos ficará mais rápida. A previsão é conhecer o resultado, no máximo, até 20h30, três horas e meia depois do fim da votação. Na hora da apuração, os juízes ficarão na Justiça Eleitoral. Já os candidatos poderão acompanhar do Centreventos a divulgação dos dados.
Continua depois da publicidade
Problemas nas urnas
Caso haja problemas com as urnas, técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) serão acionados para resolver o problema. O procedimento é reiniciar o equipamento, que, segundo o juiz eleitoral Yhon Tostes, é totalmente seguro e não corre risco de perda dos votos realizados. Caso o equipamento não volte a funcionar, pode ser substituído por outra máquina. Se extrapolar a quantidade de equipamentos na reserva, será feita a votação com cédulas.
Contagem das cédulas
Diferentemente do voto eletrônico, se for necessário o uso de cédulas, os votos serão contados um a um no Centreventos. Cada urna será lacrada e passará por uma junta que fará o levantamento dos votos. Assim que terminar, um boletim será emitido, impresso e levado até a Justiça Eleitoral.
Venda de voto
Tostes faz um apelo para as pessoas resgatarem a ética neste domingo, reassumirem o controle do voto. “O voto é sigiloso. Se alguém for ameaçado, é crime”.
Continua depois da publicidade
Lei seca
Neste ano, não haverá restrições à venda de bebidas alcoólicas em Joinville. O motivo, justificado por Tostes, é a falta de pessoas para fiscalização. Com isso, precisaria deslocar mais gente para trabalhar no dia anterior à eleição e haveria menos efetivo para fiscalizar durante o pleito. E também não haverá condições de fiscalizar todos os bares. Caso chegue alguém alcoolizado nos colégios eleitorais, a polícia poderá encaminhar até a casa.
Fiscalização
Ficará por conta das equipes das polícias Federal, Civil e Militar, comandada pelos cinco juízes eleitorais. Os juízes e promotores deverão percorrer o maior número possível de seções durante o pleito. Os carros da Câmara de Vereadores foram disponibilizados para agilizar o transporte. Eles terão a missão de observar tanto problemas nos equipamentos, quanto crimes eleitorais. Cada juiz vai sair com um PM e mais um carro batedor com mais dois policiais. Os cinco promotores terão a mesma estrutura.
Crimes eleitorais
O julgamento dos presos por crimes eleitorais será feito no mesmo dia da votação. Os detidos ficarão na Delegacia da Polícia Federal aguardando a chegada dos juízes. Serão dois momentos para julgar: às 10 e às 16 horas. O Ministério Público estará presente na audiência, e será disponibilizado um defensor público federal para garantir uma análise justa do caso.
Continua depois da publicidade
Penalidade
Se alguém for pego cometendo algum crime eleitoral, será preso em flagrante e poderá pagar multa de, no mínimo, R$ 311. Mas pode, também, pegar detenção de até seis meses. A pena para quem for reincidente é o dobro.
Confira os locais de votação Pelo site www.tre-sc.jus.br, pelo telefone 0800-648-0148 ou na Justiça Eleitoral pelo número 3433-3503.
O que pode
Até as 22 horas de sábado
Caminhada.
Carreata.
Passeata.
Carro de som com jingle.
Distribuição de material gráfico.
Alto-falantes e amplificadores de som nas sedes dos partidos políticos.
No domingo
Manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor como: bandeiras, broches e adesivos.
Os fiscais partidários só poderão usar no crachá o nome e a sigla do partido ou coligação, sem padronização de vestuário.
Continua depois da publicidade
O que não pode
Até as 22 horas de sábado
Divulgação paga na imprensa.
No domingo
Aglomeração de pessoas com material de campanha ou com roupas padronizadas, caracterizando manifestação coletiva.
Uso de roupas ou objetos que contenham qualquer propaganda de partido político, coligação ou candidato por servidores da Justiça Eleitoral e mesários.
Candidatos só poderão estacionar carros plotados a 150 metros dos colégios eleitorais.
Para evitar problemas, a recomendação é de que eleitor não leve propaganda do candidato. O ideal é pegar as colas disponibilizadas pelo TRE ou um outro papel.
Continua depois da publicidade
É considerado crime eleitoral
Uso de alto-falantes e amplificadores de som ou promoção de comício ou carreata.
Captação de eleitores ou propaganda de boca de urna.
Divulgação de qualquer propaganda de candidato ou partido.
Tira-dúvidas
Quem precisa votar?
Cidadãos que tenham entre 18 e 70 anos, alfabetizados.
Há exceções?
Sim. Jovens entre 16 e 18 anos e pessoas após os 70 anos e os analfabetos só votam se quiserem.
O que acontece com quem não votar?
Quem não estiver na lista de exceções e mesmo assim deixar de votar e não justificar a ausência será multado.
O que acontece com quem estiver irregular com a Justiça Eleitoral?
Fica impedido de se inscrever em concurso público, de receber salários de função público, de participar de concorrência pública, obter empréstimos em instituições públicas, autarquias ou sociedades de economia mista, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo ou participar de qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou de imposto de renda. Os bloqueios servem para as esferas públicas federal, estadual e municipal.
Quem precisa justificar o voto e como fazer?
Deve justificar o voto todo o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral. É preciso imprimir a ficha no site www.tre-sc.gov.br ou pegar o formulário em um local de votação com os mesários ou na Rodoviária de Joinville.
Continua depois da publicidade
Se não puder justificar, a pessoa deve comparecer ao cartório eleitoral em até 60 dias após a eleição. As pessoas que estiverem no exterior terão 30 dias após o retorno para o País para fazer a justificativa.
Quem for justificar deve levar o formulário e um documento de identidade ou título de eleitor.
O formulário deverá ser entregue pelo eleitor ou por alguém que comprove a impossibilidade de comparecimento do eleitor.
Que documentos podem ser levados para votar?
Título de eleitor ou RG, certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação.
Continua depois da publicidade
Qual horário da votação?
Das 8 às 17 horas.
Qual o tempo máximo para votar?
A pessoa pode ficar o tempo necessário em frente à cabine.
Como votar só na legenda para vereador?
Basta digitar o número do partido e depois apertar a tecla verde, de “Confirma”.
Portadores de deficiência
A Secretaria Estadual de Educação comprou três equipamentos para o auxílio de pessoas com problemas de locomoção. Eles vão ficar em escolas estaduais e municipais que são usadas como locais de votação e não têm acessibilidade.
Documentos
Sabendo o número da seção, é possível votar apresentando um documento com foto, como RG ou carteira de trabalho.
Endereços importantes
Delegacia de Polícia Federal (responsável pelos presos por crime eleitoral)
Rua José Elias Giuliari, 72, Boa Vista.
Centreventos Cau Hansen (local onde a população poderá acompanhar a contagem dos votos)
Avenida José Vieira, 315, Centro.
Justiça Eleitoral
Rua Jaguaruna, 38, Centro.
Comando da 5ª Região da PM (será montada a “sala da situação” onde ficarão as informações da Operação Eleições 2012 feita pela PM)
Continua depois da publicidade
Rua Ministro Calógeras, 605, esquina com a avenida Getúlio Vargas, Centro.