Obras de Carlito Merss (PT) e Marco Tebaldi (PSDB), o perfil gestor de Udo Döhler (PMDB), a comunicação de Kennedy Nunes (PSD) e a juventude de Leonel Camasão (PSOL). Em linhas gerais, este é um resumo do que o eleitor de Joinville vai encontrar quando ligar a TV ou o rádio durante o horário eleitoral gratuito, nesta semana.
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As exposições começam terça-feira com os vereadores. Os cinco candidatos a prefeito farão suas aparições na quarta. Leonel, com o menor tempo (2 minutos), será o primeiro. Udo, Carlito, Tebaldi e Kennedy vêm na sequência. A ordem muda a cada dia. O maior tempo, de 9 minutos, ficará com Carlito, que tenta a reeleição.
Especialistas como Eduardo Guerini, mestre em sociologia política da Univali, criticam o modelo do horário eleitoral. Na avaliação dele, o tempo deveria ser igual para todos os candidatos, o que acabaria com as coligações que só buscam aumentar a aparição na TV.
– O horário eleitoral não mostra as verdadeiras personalidades dos candidatos -, fala.
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Do outro lado, para o professor de administração e marketing da Univali Rogério Raul da Silva, houve evolução do horário eleitoral. Mas é importante não ficar só na TV.
– Tem que ler jornal, ler o plano de governo, se possível conversar com o candidato. Avaliá-lo pela TV é só mais uma etapa da escolha.
A propaganda na TV para os candidatos a prefeito vai ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13 horas às 13h30 e das 20h30 às 21 horas. A maioria das apresentações deve ser inédita. No rádio, será das 7h30 às 8 horas e das 12 horas às 12h30. Os vereadores aparecem às terças, quintas e sábados.
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Inserções na programação
Além das aparições no horário eleitoral, os candidatos têm direito a inserções de 30 segundos durante a programação até o dia 4 de outubro, três dias antes das eleições. Nelas, é proibido o uso de imagens externas, montagens e outros recursos.
A distribuição é proporcional aos tempos dos candidatos. Carlito Merss terá direito a 850 inserções. Udo Döhler, a 650; Marco Tebaldi, a 535; Kennedy Nunes, a 475; e Leonel Camasão, a 190 inserções. O total será de 2,7 mil aparições no período.
Os candidatos devem usar as inserções para trabalhar propostas e divulgar apoios. Segundo os marqueteiros, por ser um tempo pequeno, exige chamadas fortes, fáceis e que reforcem a figura do candidato.
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Sobre cada candidato: