Os desafios em relação à preservação ambiental geram momentos críticos, em que pequenas mudanças de hábitos adotadas hoje podem fazer toda a diferença para as próximas gerações. Com isso, é necessário investir em ações de conscientização, estimulando atitudes relacionadas à sustentabilidade e preservação. Esse caminho, conforme orienta a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), começa a ser trilhado a partir da educação ambiental.
Continua depois da publicidade
Segundo a instituição, os jovens exercem um papel fundamental de formação de opinião, e por isso, são capazes de gerar atitudes de transformação. Por isso, agir através da educação ambiental nas escolas é contribuir para que os estudantes tenham pensamento crítico e saibam se posicionar em favor do meio ambiente. É com este objetivo que a Prefeitura de Blumenau, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), tem atuado fortemente junto às escolas e instituições educacionais do município.
Uma das principais ações realizadas junto às crianças e adolescentes que estudam no município é o plantio de árvores. Através do projeto Blumenau Mais Verde, mudas de espécies nativas são plantadas nas escolas, permitindo que os estudantes tenham mais consciência sobre a importância da biodiversidade e da preservação ambiental. Além disso, a Semmas está sempre presente para fazer palestras e oficinas, e promove eventos focados em intensificar a educação ambiental nas escolas.
Educação ambiental em foco
Para promover e estimular a socialização e o debate sobre as práticas de educação formal e não formal voltadas ao meio ambiente, a Semmas promove o Encontro Blumenauense de Educação Ambiental (EBEA). A ação acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e conta com representantes de escolas, organizações não governamentais, órgãos públicos, empresas e outros segmentos da sociedade.
O encontro atua para incentivar a educação ambiental através de palestras, oficinas, apresentações de trabalhos e atrações culturais. Assim, permite que todos os participantes troquem ideias, experiências e desafios no fomento de projetos na região, incentivando a integração de ações e o desenvolvimento de novas iniciativas em prol da sustentabilidade.
Continua depois da publicidade
A primeira edição do EBEA aconteceu em 2014, e desde então, aconteceram outros quatro eventos: em 2015, 2017, 2019 e 2022. Na última, o Encontro aconteceu em parceria com a Mostra de Trabalhos da Rede Municipal da Semed, na Vila Germânica.
Incentivo à arborização
Ainda no âmbito dos eventos, a Semmas promove um dos principais encontros voltados ao plantio de árvores nas áreas urbanas de Santa Catarina. É o Fórum Catarinense de Arborização Urbana, que já conta com três edições realizadas — a última delas foi em março deste ano, na Universidade Regional de Blumenau (FURB). O foco do evento é reunir estudantes e profissionais de diversas áreas do conhecimento, em especial, de engenharia para debater e trocar conhecimentos sobre o assunto.
Ainda, o Fórum conta com a presença de pesquisadores, empresas privadas e demais pessoas que se interessem no assunto. Além da Prefeitura de Blumenau e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), o evento foi promovido através da parceria de outras instituições, como a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU); a Furb; e as Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Cerca de 170 pessoas participaram da última edição do fórum, que teve como proposta apresentar exemplos de ações realizadas em diferentes regiões do estado, e propor soluções para uma gestão qualificada da arborização urbana em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Um mês inteiro dedicado à consciência ambiental
No dia 05 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, em que uma série de ações com foco na conscientização ambiental acontecem no mundo todo. Por isso, em Blumenau, o mês todo é dedicado à sensibilização com os cuidados para preservar o meio ambiente. O conjunto de ações recebeu o nome de Junho Verde, e tem como intenção mobilizar instituições públicas, privadas e do terceiro setor, para garantir o envolvimento crescente da sociedade blumenauense para um futuro mais sustentável.
Em 2023, a Semmas apresenta a oitava edição do evento, e estão previstas mais de 135 ações, como caminhadas com estudantes, idosos e caminhadas noturnas abertas ao público. Ainda, estão previstos eventos em escolas e o I Seminário Regional de Políticas Públicas do Bem-estar Animal. As ações conscientizam a sociedade local sobre as questões relacionadas ao ambiente, para incentivar mudanças de comportamentos necessários para a conservação dos bens naturais e preservação dos habitats.
Saiba mais sobre as ações realizadas pela Secretaria no site da Semmas ou acesse o canal Blumenau Mais Verde no NSC Total.
Leia também
Manutenção de parques públicos é prioridade em Blumenau
Blumenau Mais Verde: Faça a sua parte para melhorar a qualidade de vida na cidade
Animais selvagens têm atendimento veterinário de emergência em Blumenau