Todos os dias, Luiza Piazza entra no cursinho por volta das 7h30min e passa suas manhãs em sala, ocupando o restante do dia com estudos diversos e exercícios das apostilas. A maratona começou há meses, quando a estudante de 18 anos, moradora de Florianópolis, começou a se preparar para os vestibulares mais importantes de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
:: Enem serve para entrar em universidades públicas e privadas
:: Fique atento aos editais catarinenses para estudar em 2015
Continua depois da publicidade
:: Confira todas as notícias sobre os vestibulares em SC
Depois de um longo trabalho, Luiza e outros 14,6 mil candidatos enfrentam, neste domingo, uma das missões mais difíceis do ano: o vestibular da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). As provas serão aplicadas em oito cidades: Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul.
A vestibulanda vai prestar as provas da Udesc (Fisioterapia), da UFSC (Odontologia) e também fez o Enem no último fim de semana. Para ela, o vestibular da estadual tem muito a melhorar na maneira de cobrar os conteúdos – mas ainda assim é o preferido.
– A UFSC trabalha apenas com somatórias, o que não me deixa muito confortável. Além disso, a Udesc é toda em um dia só, deixando-a bem menos cansativa.
Continua depois da publicidade
25% das vagas serão preenchidas via Sisu
O número de inscritos no processo de verão é recorde. Nos últimos três anos, a procura aumentou 40%. O vestibular de inverno também mantém evolução contínua, embora seja menos procurado que o de verão.
O crescimento surpreende porque desde o ano passado o vestibular preenche apenas 75% das vagas – com exceção dos cursos de Música e Teatro, que têm provas específicas.
O restante dos candidatos são selecionados via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a plataforma do governo federal voltada às universidades públicas, que usa a nota do Enem. A abertura do Sisu 2015 ainda não tem data marcada.
Continua depois da publicidade

Candidatos de Música e Teatro ainda têm mais uma prova
Em Música, o aluno pode escolher entre violão, violino, violoncelo, viola e piano. Serão uma prova objetiva de conhecimentos musicais e outra de execução musical. A primeira é composta por 30 questões. A segunda cobrará leitura rítmica, melódica (solfejo) e execução de peça livre no instrumento ou voz com até cinco minutos. Os instrumentos deverão ser levados pelos candidatos, exceto piano ou bateria.
Na licenciatura em Teatro, o candidato terá prova prática de Jogos Teatrais. O teste vai avaliar prontidão, disponibilidade e expressividade vocal e corporal, desempenho e potencial para solução de trabalho em grupo.
A lista dos candidatos aprovados para as provas específicas de Música e Teatro será divulgada no site da Udesc dia 26 e os testes, no dia 30. O candidato que zerar as provas específicas de Música ou Teatro será eliminado do vestibular.
Continua depois da publicidade
FIQUE ESPERTO!
Resumão de última hora para o vestibulando da Udesc:
? As provas serão aplicadas em 16 de novembro, de manhã (9h às 12h30min) e à tarde (15h às 19h30min).
? Não esqueça que os portões fecham 10 minutos antes do início do exame, ou seja, 8h50min e 14h50min.
? São 50 questões no período matutino e 50, mais a redação, no vespertino. Cada questão vale um ponto e a redação vale 30.
Continua depois da publicidade
? A lista de classificados em primeira chamada será divulgada até 10 de dezembro na Reitoria da Udesc, em Florianópolis, e pelo site do vestibular. Já a matrícula está prevista para 5 e 6 de fevereiro.
? O vestibular preenche apenas 75% das vagas, pois o restante ocorre via Sisu. Cursos de Música e Teatro não tem vagas pela plataforma, somente pelo processo seletivo da Udesc.
O QUE EU LEVO PARA A PROVA?
Lápis, caneta, lapiseira, uma borracha sem capa devem estar na mão. Não esqueça que a prova deve ser respondida exclusivamente com caneta azul ou preta. Além disso, só será permitido fazer o exame com lapiseiras e canetas esferográficas transparentes. As questões respondidas a lápis serão anuladas.
Continua depois da publicidade
É proibido portar qualquer tipo de aparelho eletrônico, mesmo desligado. Deixe essas coisas em casa. Também é proibido usar óculos escuros, cachecol, boné, chapéu, armas (mesmo que o candidato tenha porte legal). Até uma calculadora guardada na bolsa podem render uma eliminação do vestibular.
Não há restrição quanto à comida, mas a Udesc recomenda barrinhas de cereal, chocolate, frutas e biscoito – desde que em embalagens transparentes. A água é liberada em garrafa sem rótulo.
PRECISA DE ALGUM DOCUMENTO?
Sim. Um documento de identidade original, com foto e em bom estado de conservação. Caso você tenha perdido o documento oficial, serão aceitos os boletins de ocorrência, desde que ele não tenha sido expedido há mais de 30 dias.
Continua depois da publicidade
O edital do vestibular aceita os seguintes documentos: carteira de identidade emitida por Secretaria de Segurança Pública (SSP), pelas Forças Armadas (Ministério da Marinha, Exército e Aeronáutica), pelos bombeiros de SC ou pelo Ministério das Relações Exteriores; cédula de identificação original emitida por conselho profissional, desde que com foto, assinatura, data de expedição e a expressa indicação de sua validade em todo o território nacional; passaporte; carteira nacional de habilitação original; e carteira de trabalho.