São tantas festas, bailes e blocos que, para os foliões de plantão, fica difícil resistir ao Carnaval. Mas as consequências de tudo isso não são lá muito agradáveis, principalmente para quem exagerou nas bebidas alcoólicas. Vem a dor de cabeça, o cansaço e a sede.
Continua depois da publicidade
A quarta-feira de cinzas é aquele tradicional dia de curar a ressaca. Se você é um desses foliões, a especialista em acompanhamento nutricional, Gisele Dallazen, traz dicas de como voltar à rotina longe do mal-estar nesta quarta-feira, às 11h, em um chat.
Os sintomas da ressaca são típicos da desidratação que o álcool provoca no organismo, além da perda de sódio. De acordo com Gisele, não há outro remédio que não seja a ingestão de muito líquido para reestabelecer o equilíbrio do corpo.
Melhor ainda é optar pelos isotônicos – aquelas bebidas energéticas que o atletas tomam durante os exercícios – ou pelo soro caseiro.
– Eles são repositores hidroeletrolíticos, ricos em sais minerais, e ajudam a repor a energia e o sódio perdidos durante as festas – explica Gisele.
Continua depois da publicidade
Outra dica é evitar comidas consideradas pesadas, como frituras e gorduras, que podem machucar ainda mais o estômago já prejudicado pelo álcool. Esses alimentos também levam mais tempo para serem metabolizados. Como o fígado já está trabalhando muito para digerir a bebida, recomenda-se comer frutas, saladas, arroz e feijão.
Segundo a nutricionista, dependendo do organismo e da quantidade consumida, o álcool pode levar até sete dias para ser ingerido.
– As bebidas alcoólicas não fazem parte de uma dieta saudável, mas o tolerável pelo organismo seria o equivalente a três latas de cerveja por dia. Mais do que isso, os efeitos são prejudiciais.
Para quem não resistiu à tentação, Gisele dá uma receita simples, para fazer em casa: um copo de água de coco com duas fatias de abacaxi batidos no liquidificador.
Continua depois da publicidade
– É eficaz na hidratação e na reposição do sódio – diz.
Passada a maratona de festas, é hora de correr para a cozinha e apostar nos truques para que a diversão seja a única lembrança deste Carnaval.
Acompanhe o chat clicando no player abaixo: