Falta uma semana para o início da 34ª Festa Nacional do Pinhão, que acontece de 24 de maio a 2 de junho, em Lages, na Serra catarinense. Mas a conhecida Princesa da Serra não tem somente a festa como atrativo para os turistas e visitantes que costumam chegar nesta época do ano.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Além dos shows e da gastronomia típica, Lages é um destino atraente para o turismo ecológico e cultural. Veja abaixo uma lista com 20 lugares para conhecer na cidade durante a Festa do Pinhão:
Confira a programação completa da 34º Festa Nacional do Pinhão, em Lages
Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Prazeres
No dia 1º de janeiro de 1922, após 12 anos de construção, estava pronta a grandiosa igreja de Lages para ser consagrada, a Nossa Senhora dos Prazeres. A catedral, localizada na Praça João Ribeiro, no Centro da cidade, é imponente e apresenta arquitetura neogótica, um dos marcos religiosos e históricos do Sul do país.
Continua depois da publicidade
Salto Caveiras
É um dos locais mais procurados para o lazer durante o verão. Além da bela paisagem, oferece opções de diversão para a família e amigos, como pesca, passeio de barco, jet ski e também gastronomia, hospedagem, lojas e bares. Para chegar, é preciso transitar pela BR-282 em direção a São José do Cerrito.
Mercado Público de Lages
Considerado um dos principais atrativos turísticos da Serra catarinense, o espaço conta com 40 boxes comerciais e foi construído entre os anos 1940 e 1948. Com opções gastronômicas, culturais e de compras, principalmente de artesanato, o Mercado Público fica localizado na Rua Hercílio Luz, no Centro de Lages.
Conheça a história da indumentária que embala a Festa do Pinhão em SC
Centro Cultural Vidal Ramos Junior
Inaugurado em 20 de maio de 1912, o lugar tem uma arquitetura restaurada que retrata em muito a história da cidade. O espaço é rico em exposições culturais e opções gastronômicas, além de render belas fotos no prédio histórico de arquitetura única. O espaço fica localizado na Rua Vidal Ramos Júnior, também no Centro.
Convento Franciscano
Fundado em 21 de dezembro de 1915, ele foi tombado por sua importância cultural. Sua edificação foi construída em tijolo a vista e pedras de arenito, sendo a mais importante dentro destas características no Planalto catarinense.
Continua depois da publicidade
Calçadão Praça João Costa
Local aprazível nas manhãs de sol durante o inverno, ele foi estabelecido no século XVIII. Após modernização, o Calçadão ganhou um belo chafariz que faz a alegria das crianças, que podem aproveitar também o parquinho. E é neste espaço que acontece o Recanto do Pinhão. Em dias de festa, de longe ouve-se a música e sente-se o cheirinho da comida serrana.
Quem era Aracy Paim, homem que sonhou com o sucesso da Festa Nacional do Pinhão
Praça João Ribeiro
Teve sua origem no início do século XX. Era o antigo jardim da igreja e por isso é conhecida como Praça da Catedral. O local possui largas calçadas e canteiros floridos. Ao seu redor você encontra cafés localizados em belas construções históricas.
Museu Histórico Thiago de Castro
O idealizador do museu, Danilo Thiago de Castro, começou a estruturá-lo aos 17 anos, em 1937. O acervo atualmente é composto por documentos e imagens do séc. XVIII e XIX, armas de guerra e lutas regionais, utensílios e trabalho doméstico, peças de vestuário e objetos de uso cotidiano. Lugar riquíssimo para conhecer a história de Lages.
Memorial Nereu Ramos
Mais um local ideal para quem gosta de história. O Memorial é um museu biográfico, em homenagem a Nereu Ramos, o único catarinense que assumiu a Presidência da República. No espaço são encontradas mais de 2.700 fotos, que contam a história do lageano nascido na Coxilha Rica em 3 de setembro de 1888.
Continua depois da publicidade
Há também medalhas e placas de condecorações, jornais e revistas da época. Os restos mortais de Nereu Ramos, vítima de acidente aéreo em 1958, e um braço da poltrona do avião que caiu em São José dos Pinhais, no Paraná, fazem parte do patrimônio do memorial. O local fica anexo ao Centro Cultural Vidal Ramos, na rua Frei Rogério.
FOTOS: Conheça a nova rainha e as princesas da Festa do Pinhão 2024
Praça Vidal Ramos Sênior
A praça já foi a mais importante da cidade. No local, mercadores de produtos regionais e crioulos se reuniam para fazer negócios em feira livre. Foi recuperada em 2005 onde voltou a ser um local visitado e prestigiado. Nela está localizado o monumento Carro de Molas.
Coxilha Rica
O local histórico com fazendas antigas e o famoso Corredor das Tropas preserva histórias e tradições. É um distrito rural com 100 quilômetros quadrados de extensão, que também abrange os municípios de Capão Alto e Painel.
Morro da Cruz
Uma escadaria enorme leva ao Morro da Cruz. Ponto de fé e com uma visão panorâmica de toda a cidade, é um ótimo local para apreciar o pôr do sol e tirar fotos.
Continua depois da publicidade
Parque Jonas Ramos (Tanque)
Rodeado por um lago, ele fica na área central de Lages. A área foi construída pelo fundador da cidade, Correia Pinto, em 1771. Local ideal para caminhar em meio a natureza e apreciar o Monumento das Lavadeiras, que nos lembra da lenda da Serpente do Tanque. Vale ir conhecer a história.
Mesquita Islâmica
Sociedade Islâmica de Lages, única no Sul do Brasil. Fundada em 20 de maio de 1977, ela foi construída em estilo oriental caracterizando-se por um minarete e por não possuir bancos no salão do templo.
Lages Garden Shopping
Considerado o shopping da família serrana, o lugar tem ótimas opções de lojas e alimentação, além de um espaço amplo e cinema.
Festa do Pinhão anuncia retorno de Luan Santana e estreia de Ana Castela
Igreja Presbiteriana
Construída em 1935, é a primeira Igreja depois da Católica a estabelecer-se em Lages. O belíssimo prédio foi tombado devido a sua importância histórica, artística e cultural.
Continua depois da publicidade
Praça Joca Neves
A praça foi fundada em 03 de julho de 1923. Possui lugares de descanso para curtir o dia e um coreto onde apresentações musicais são uma constante. Também possui a famosa Feirinha da Joca, repleta de artesanatos, brechós, objetos históricos e culturais.
Igreja Santa Cruz
Foi construída no local onde tropeiros e viajantes se reuniam e faziam fogo de chão e acampamento. Ali era seu lugar de descanso, troca de informações, causos, prosas e as vezes um dedilhar de viola e violão ou gaita de ponto.
Serra Shopping
Localizado no Centro de Lages, o espaço possui ótimas opções de lojas e alimentação. É indicado fazer aquela paradinha para matar a fome e umas compras.
Parque Conta Dinheiro
É aqui que acontece a Festa Nacional do Pinhão. Localizado na Avenida Luiz de Camões, o espaço conta com diversas atrações regionais e nacionais. O lugar é um verdadeiro ponto de encontro para quem vem curtir a festa em Lages.
Continua depois da publicidade
Veja fotos dos lugares para conhecer em Lages
Leia mais
Confira a programação oficial do Recanto do Pinhão em Lages
Festa do Pinhão: saiba tudo sobre uma das maiores festas gastronômicas do Brasil