Em seus anos iniciais, o Ensino Fundamental é direcionado para o desenvolvimento intelectual e social do estudante, de modo a formar suas bases de pensamento com um currículo intencional, envolvendo também atividades lúdicas.
Continua depois da publicidade
> Qual a melhor idade para aprender um segundo idioma
Além do conhecimento sistemático, adquirido na escola, o objetivo é fazer com que a criança construa a compreensão de si, do outro e do mundo em que vive.
Durante os anos finais é que esse direcionamento volta-se para conceitos mais complexos e bases teóricas.Em especial, em disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Ciências Humanas. Que, por sua vez, atuam como uma introdução básica para a entrada do Ensino Médio.
Por que essa etapa é tão importante?
Os anos iniciais do Ensino Fundamental são, sem dúvidas, uma das etapas mais importantes para a formação de uma criança. Em seus cinco primeiros anos, o cérebro infantil ainda está em crescimento e precisa ser estimulado para adquirir maior capacidade de aprendizado e de memória.
Continua depois da publicidade
Quanto mais conexões o cérebro cria, inclusive por meio dos cinco sentidos, maiores são as habilidades e competências de um(a) aluno(a). Por isso, esta etapa conta com muita música, literatura, jogos e atividades experimentais.
Uma vez que a leitura, a escrita, a interpretação e o raciocínio lógico se estabelecem, o aprendizado posterior é favorecido. A criança consegue não apenas vencer desafios e dificuldades, mas passa a sentir prazer nos estudos e a enxergar sua própria evolução.
O que um bom colégio deve ter para contribuir com essa formação?
Um bom colégio é essencial para que a criança tenha um bom Ensino Fundamental. A proposta pedagógica deve ser embasada em metodologias que contemplam o(a) aluno(a) como um ser integral, com objetivos claros de aprendizagem a cada ciclo. O corpo docente deve ser formado por professores especializados nas metodologias direcionadas para esta fase e a escola deve oferecer programas de apoio ao desenvolvimento de cada docente.
É bom também contar com um currículo completo, com atividades pertinentes para a idade escolar, além de um bom espaço físico e tecnológico para que possam se desenvolver. Por fim, uma boa escola mantém um relacionamento estreito com os pais.
Continua depois da publicidade
Afinal, o acompanhamento dos alunos deve continuar em casa, com as lições e tarefas específicas. Estar alinhado com a instituição faz toda a diferença para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento do aluno.