Rock e cerveja sempre andaram juntos. Agora que as bandas começaram a lançar suas próprias cervejas, esta relação está ainda mais próxima.

Continua depois da publicidade

Uma das cervejas de banda pioneiras no Brasil é a Camila Camila, produzida pela Bamberg em homenagem à música de mesmo nome do Nenhum de Nós. É uma Pilsen no estilo da República Checa, ou seja, com uma bela carga de lúpulo tanto no amargor quanto no aroma. É uma das melhores do estilo produzidas no Brasil.

A Bamberg produz também a cerveja em homenagem aos Raimundos, no estilo Helles, típico da região da Bavária, na Alemanha. É uma cerveja clara, com aroma e sabor predominante de malte e leve amargor.

Os Ratos de Porão também aderiram à “moda”. A cervejaria Barco de Porto Alegre produziu duas cervejas em homenagem à banda, uma Pilsen e uma Red Ale. Apesar do peso das músicas da banda, as cervejas são bem leves e não assustam ninguém.

Continua depois da publicidade

Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maden, é um grande entusiasta das Ales tradicionais inglesas e participou da elaboração da receita da Trooper, uma Extra Special Bitter produzida pela cervejaria inglesa Robinsons. A cerveja possui uma coloração acobreada, aroma de malte com leve frutado e notas cítricas do lúpulo. O sabor equilibra o caramelo do malte e o cítrico do lúpulo, com leve amargor.

Uma das mais recentes parcerias entre bandas e cervejarias resultou na cerveja Colorado Titãs, produzida em Ribeirão Preto pela Colorado em homenagem aos 30 anos da banda. A cerveja é uma Brown Ale de estilo inglês com adição de laranja. É marrom escura com espuma branca, apresentando bastante laranja no aroma com um leve toque de chocolate. No sabor a cerveja lembra bombom de laranja, com belo equilíbrio entre as notas achocolatadas do malte torrado e a laranja. É uma cerveja bastante original e saborosa.

Jogada de marketing à parte, as cervejas de banda cumprem o papel de levar boas cervejas a um novo público, o que valida a iniciativa.

Continua depois da publicidade