O prazo para declarar o Imposto de Renda se encerrou na segunda-feira, mas o Leão ainda pede mais alguns momentos de dedicação. Cinco dias após o envio do documento eletrônico, o sistema da Receita Federal já permite que o contribuinte verifique se caiu em malha fina e providencie a autorregularização. Quanto mais cedo as informações forem corrigidas, mais fácil será receber a restituição.

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A consulta é feita no Extrato da DIRPF na página da Receita, mas para acessá-lo é preciso gerar um código de acesso (e-CAC), que garante a segurança dos seus dados. Veja como gerar esse código:

Documentos que você precisa ter em mãos:

CPF

Número de recibo das duas últimas declarações (com 10 dígitos)

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Veja como gerar o código:

Foto: Reprodução

Acesse o site da Receita Federal e clique no e-CAC. Na página seguinte, clique em acessar o portal e-CAC.

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A página vai exibir o acesso ao portal e-CAC. Para entrar, é preciso informar o número de CPF, o código de acesso (que será gerado no próximo passo) e uma senha. Clique em “Saiba como gerar o código de acesso”.

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Informe o seu CPF, data de nascimento e as letras que apareceram na caixa randômica. Clique em avançar.

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Digite os números de declarações anteriores (se o contribuinte não tiver declarado em algum ano, aparecerá apenas o pedido para informar o número do ano em que foi efetuada a declaração).

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Crie uma senha seguindo as instruções na tela e clique em gerar código.

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Aparece na tela o código de acesso com a data de validade. Guarde a informação em um local seguro e clique no link para informar os dados criados e acessar o extrato de sua declaração.

Preste atenção:

– A partir das 8h, o sistema da Receita está disponível para que o contribuinte possa fazer correções na declaração

– Quem não declarou no prazo deve apresentar as informações o quanto antes. A multa mínima é de R$ 165,74 e varia de acordo com o imposto devido

– No site da receita, é possível tirar dúvidas sobre como entregar a declaração

– O Receitafone 146 é a central de atendimento para tirar dúvidas e agendar atendimento