Destinada à produção de energia limpa, a Fazenda Solar e Memorial Nikola Tesla será inaugurada neste sábado (17), em Criciúma. Os equipamentos municipais deverão abastecer as escolas da rede pública municipal e também será utilizado pela população.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O ato tem início previsto para às 10h, no Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina, onde a Fazenda Solar está instalada. A cerimônia terá a presença do embaixador da Croácia no Brasil, Ranko Vilović. Na programação, está previsto o espetáculo científico do grupo paulista Ciência em Show.

Quem era a mulher que morreu após ser baleada dentro de casa no Sul de SC

Energia sustentável

Desenvolvida para a geração de energia limpa, a Fazenda Solar Nikola Tesla recebeu investimento de R$ 7,1 milhões. O objetivo é abastecer 65 escolas municipais. Por meio de painéis fotovoltaicos que fazem a conversão de energia solar, o equipamento tem a capacidade para gerar 1 megawatt de energia limpa.

Continua depois da publicidade

Ao todo, serão 2,2 módulos com potência nominal de 550 watt, que representam um investimento de R$ 3,5 milhões. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Criciúma, em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Memorial Nikola Tesla

Já o Memorial Nikola Tesla foi criado como um tributo ao inventor e engenheiro que revolucionou a transmissão de energia elétrica. A estrutura terá um auditório para eventos, palestras, entre outros atrativos de incentivo à educação ambiental.

O objetivo é que os visitantes possam aprender sobre os experimentos de Tesla. Equipamentos como bobina de Tesla, gerador de Van de Graff, quadros explicativos, entre outros itens, foram conquistados em parceria com a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc).

Veja fotos da Fazenda Solar em Criciúma

Continua depois da publicidade

Leia mais

Fotos antigas relembram o auge da era do carvão em SC

Nazaré brasileira: curiosidades de Jaguaruna, a cidade de SC que tem as maiores ondas do Brasil