Com o solstício de verão no Hemisfério Sul, esta segunda-feira (21) será o dia mais longo de sol de todo o ano. A estação, que iniciou oficialmente às 07h02min, deve trazer chuvas acima da média para Santa Catarina, conforme informações da Epagri.

Continua depois da publicidade

> Segunda-feira tem alerta para temporais, ventania e queda de granizo em SC

Depois de um longo período de seca, por influência do fenômeno La Ninã, Santa Catarina terá um verão com mais chuvas, principalmente em janeiro e fevereiro. A média mensal de precipitação para os dois primeiros meses do ano é de 150 a 190 mm, no litoral Sul e do Oeste ao Planalto Norte. Já nas regiões da Grande Florianópolis e Litoral Norte, a previsão da Epagri é de 200 a 230 mm.

Nos próximos meses, a previsão é que as chuvas ocorram mais no final da tarde e noite, devido ao calor intenso e a umidade. As temperaturas para os próximos três meses devem ser elevadas em todas as regiões do Estado, mas dentro da média esperada para a época, segundo a Epagri. Com dias quentes e úmidos, característicos do verão em Santa Catarina, os catarinenses devem se preparar para a sensação de abafamento.

A Serra de SC também terá dias quentes. Porém, todo ano há episódios isolados de frio na madrugada e amanhecer, por isso não se descarta geada fraca e isolada.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp 

Previsão do tempo nesta segunda 

O primeiro dia de verão começa com tempo instável em Santa Catarina, por conta de uma frente fria que se desloca pelo Estado. No decorrer do dia o tempo deve melhorar nas regiões de divisa com RS. O Planalto Norte e o Litoral Norte têm risco de temporais isolados entre a tarde e a noite.