A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão está de volta a partir desta quarta-feira em Joinville. Desta vez, os eleitores terão mais tempo para conferir as propostas dos dois candidatos que avançaram para o segundo turno das eleições. Se no primeiro turno Udo Döhler (PMDB) e Darci de Matos (PSD) tinham direito a pouco mais de dois minutos em cada bloco, agora, os dois passam a ter 20 minutos diários, dez em cada programa, para tentar convencer os eleitores indecisos – além de 70 minutos diários de inserções.
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Conforme a legislação eleitoral, no segundo turno, o horário é dividido em dois períodos diários, às 7h e às 12 horas no rádio, e às 13h e às 20h30 na televisão. A propaganda eleitoral nos meios de comunicação termina no dia 28 de outubro, dois dias antes das eleições. No dia 29, véspera do segundo turno, às 22 horas, termina o prazo para propaganda com alto-falantes ou amplificadores de som, carreatas, passeatas e distribuição de material gráfico.
Confira a seguir como as equipes de campanha de Udo e de Darci estão organizando a propaganda eleitoral dos candidatos na segunda e decisiva etapa das eleições.
Darci de Matos
Campanha nas ruas
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A prioridade neste segundo turno serão as visitas aos bairros e às comunidades, reforçando a mensagem de compromisso com a mudança e aprofundando as propostas do candidato para cuidar de toda a cidade.
Campanha no rádio e na TV
Os programas de rádio e de TV de Darci terão adaptações de linguagem, mas estarão alinhados em relação ao conteúdo. Para a coordenação, a diferença entre propostas e visões dos dois candidatos precisa ficar clara. Para isso, a equipe quer fazer com que as pessoas conheçam melhor Darci e como ele acredita que Joinville pode ser melhor a partir de suas ideias, propostas e da atuação como prefeito.
Diferenças entre a campanha do primeiro e a do segundo turno
Os programas mais longos e a comparação direta entre os dois candidatos são as principais diferenças para a coordenação de Darci de Matos. A equipe do candidato pessedista enxerga que essas condições vão permitir aos eleitores comparar e decidir o voto com mais convicção.
O que vai prevalecer: convencimento com dados ou com a emoção?
A coordenação de Darci afirma que, sem dúvida, os eleitores querem entender as propostas e as visões do candidato, e essa deve ser a prioridade nos programas que serão mostrados tanto no rádio quanto na televisão.
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Udo Döhler
Campanha nas ruas
Serão realizadas, principalmente, caminhadas, como aconteceu no primeiro turno. Estão previstas, ainda, reuniões com lideranças comunitárias e políticas. O candidato vai fazer uma carreata.
Campanha no rádio e na TV
Com uma linguagem um pouco mais descontraída no rádio, o candidato vai levar a mesma mensagem para os dois veículos, com foco no detalhamento das propostas. Pretende continuar mostrando seus feitos no governo e dedicar atenção a explicar questões como a falta de medicamentos: a responsabilidade pelo repasse, por que a ponte do bairro Adhemar Garcia não ficou pronta e como viabilizar a obra.
Diferenças entre a campanha do primeiro e a do segundo turno
A coordenação de campanha do candidato entende que este é o momento em que o eleitor compara o perfil dos dois postulantes à Prefeitura. Assim, Udo vai enfatizar aspectos como a experiência do candidato e o conhecimento da máquina pública.
O que vai prevalecer: convencimento com dados ou com a emoção?
A estratégia, segundo a equipe de Udo, é convencer pela razão, com argumentos, para mostrar ao eleitor o mundo real, a crise e o impacto na arrecadação, além de destacar que o governo tem planejamento.
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