Sem acordo sobre reajuste de salários e reivindicações relacionadas a vantagens, bancários de todo o país entraram em greve nesta terça-feira. Apesar de o tamanho da adesão ser incerto em Santa Catarina, a paralisação faz com que clientes possam encontrar suas agências fechadas e precisem buscar meios alternativos para pagamentos e movimentações financeiras. Caixas eletrônicos, internet, telefone e correspondentes bancários são algumas das opções para os consumidores não serem afetados.
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Até às 11h45min desta terça-feira, sindicatos de bancários de Florianópolis e região, Concórdia, Blumenau e São Miguel do Oeste confirmaram a paralisação, embora muitos ainda não tenham o número de adesão.
Às 13h45min, a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários no Estado de Santa Catarina (FEEB-SC), divulgou que alguns estabelecimentos em Balneário Camboriú (12 agências paralisadas), Brusque (duas), Itajaí, Jaraguá do Sul, Laguna, Imbituba e Imaruí também aderiram à paralisação.
Em Blumenau, conforme Leandro Spezi, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Blumenau e Região, 90% das agências da cidade estão paralisadas, o que corresponde a cerca de 50 unidades. Nas demais cidades da região, a greve atinge 60% dos estabelecimentos bancários, embora Spezi ressalte que esse número deve aumentar ao longo da semana.
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Em Concórdia, seis das nove agências bancárias da cidade aderiram à paralisação. Em Joinville e região, haverá uma assembleia às 18h30min desta terça para definir se haverá paralisação. Em Lages e Tubarão também haverá assembleia nesta tarde.
Nas demais cidades e regiões, o número de paralisações será repassado no final do dia. A greve será por tempo indeterminado e é nacional. Os bancários rejeitaram a proposta de 7% de aumento, apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e reivindicam reajuste salarial de 12,5%.
>>> Vencimento das contas não mudam
Mesmo com a paralisação dos bancários, o vencimento das contas e boletos não muda. Então fique atento à data de vencimento e saiba quais são as opções para o pagamento:
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Agências
Ainda não se sabe quantas vão paralisar as atividades. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recomenda o uso dos canais alternativos para a realização das transações financeiras, como caixas eletrônicos, internet banking, banco por telefone, correspondente e transferências eletrônicas de recursos via DOC ou TED.
Mobile banking
É preciso baixar o aplicativo da instituição no celular ou no tablet, a partir do site do banco ou de lojas virtuais. O serviço disponível varia conforme o banco e o relacionamento com o cliente, mas, em geral, permite pagar contas, consultar saldos, extratos e contas de investimentos e pagar títulos (boletos) via débito direto autorizado.
Por telefone
Os serviços de atendimento telefônico dos bancos não devem ser afetados pela paralisação. Pelo telefone, o cliente pode consultar saldo e fatura do cartão de crédito e pagar contas essenciais (água, luz, telefone e gás), imposto e taxas.
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Saque nos caixas eletrônicos
Não há previsão de aumento do limite diário para saques por conta da paralisação. Os saques noturnos são limitados a R$ 300 nos caixas eletrônicos dentro das agências. O valor para retirada durante o dia varia por instituição financeira.
Internet banking
Pela internet, os clientes podem fazer consultas de saldo, extratos e investimentos, pagamentos de contas em geral, transferências de recursos (DOC e TED), solicitação de talão de cheques, pedido de empréstimos e recarga de celular.
Correspondentes
Estão espalhados por todo o país em supermercados, casas lotéricas e Correios. As casas lotéricas, por exemplo, funcionam durante o horário comercial.
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Salários e benefícios
Caso a agência do cliente esteja fechada, pode se dirigir a casas lotéricas e Correios. O ideal é o correntista verificar no site do seu banco o endereço dos correspondentes credenciados, assim como os serviços habilitados. Nas casas lotéricas, por exemplo, é possível sacar dinheiro e benefícios, como o Bolsa Família, INSS, FGTS, seguro-desemprego e PIS.
Caixas eletrônicos
Dentro de agências, funcionam até as 22h. Em locais de grande circulação, como em lojas de conveniência, funcionam por 24 horas. Nos terminais automáticos, é possível fazer agendamento e pagamento de contas, saques, depósitos, retirada de folhas de cheque, consulta de saldo e extratos, transferências, retirada de benefícios (INSS, PIS, abono salarial, FGTS). Alguns também oferecem contratação de empréstimos pessoais, resgate de investimentos, bloqueio de cartão e solicitação de débito automático.