Com a chegada do calor em Santa Catarina e a proximidade do verão, os temporais no fim da tarde se tornam cada vez mais comuns. Pancadas de chuva com rajadas de vento, raios e chance de granizo são previstas e já ocorrem no Estado a partir dos últimos dias de outubro. Nesta terça-feira (29) o vento chegou a 100km/h no Sul do Estado e em várias regiões causou estragos derrubando árvores, placas, destelhando casas e comprometendo o abastecimento de energia.
Continua depois da publicidade
Conforme a Defesa Civil, a principal recomendação é a busca por locais fechados, longe de espaços abertos onde objetos voando podem causar danos. Há também o alerta para cuidados na navegação, em momentos de mar agitado e ondas maiores durante os temporais.
Confira as dicas da Defesa Civil:
— Proteja-se em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados;
— Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos;
— Se estiver na praia, jamais fique na água;
Continua depois da publicidade
— Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se que o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade;
— Em caso de temporal com raios, tente não ficar perto de cercas de arame, varais metálicos, trilhos e árvores isoladas e estruturas altas como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.
Cadastro de avisos por SMS
A Defesa Civil de Santa Catarina possui também o sistema de alertas gratuitos através de mensagens SMS. Cadastrando o CEP, os moradores recebem em tempo real avisos de situações meteorológicas de risco para o local onde moram.
O cadastro é feito através do número 40199. Basta a pessoa enviar uma mensagem com o número do do CEP. O sistema não tem custos e a pessoa passará a receber avisos de casos como vendaval, chuva forte, granizo e inundação com antecedência.
Continua depois da publicidade