A queda de um raio deixou 14 pessoas feridas e um homem morto no Rio Grande do Sul neste domingo (27). A tragédia aconteceu durante uma partida de futebol em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Naquele momento, segundo testemunhas, ainda chovia fraco e não havia ocorrido nenhuma descarga elétrica, embora houvesse previsão de temporal. Como se proteger nesses casos?
Continua depois da publicidade
> Homem morre ao ser atingido por raio quando corria na praia em Itapema
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
De acordo com orientações da Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (Rindat), sempre que uma tempestade se aproxima, o melhor é evitar sair à rua. Mesmo raios de baixa intensidade podem causar ferimentos ou mortes em caso de incidência direta. Se não for possível permanecer abrigado, a Rindat elenca alternativas em seu site (veja as principais abaixo) e aponta os locais mais perigosos para se estar – entre eles, campos de futebol.
É importante, conforme o meteorologista Paulo Plana Junior, da Somar, fugir de áreas abertas, ficar longe de corpos d'água (piscinas, rios, açudes, praia, etc.) e buscar abrigo, ainda que o temporal esteja apenas começando.
Continua depois da publicidade
— Muitas vezes, as pessoas correm para debaixo de árvores achando ficarão mais seguras, mas isso é um erro. A decisão mais correta é entrar em um lugar protegido, coberto, como uma casa, um prédio. No caso do jogo de futebol, vale ir para o vestiário, por exemplo. Deitar no chão não é indicado — diz Junior.
> "O Dilema das Redes": documentário da Netflix é ponta do iceberg de problemas muito maiores
Como se proteger dos raios
Confira as principais dicas listadas pela Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (Rindat):
– Evite sair à rua em caso de tempestade.
– Se já estiver fora quando começar o temporal, procure abrigo, de preferência em áreas cobertas e protegidas, como casas e prédios, ou abrigos subterrâneos, como metrôs e túneis.
Continua depois da publicidade
– Evite "locais extremamente perigosos durante uma tempestade", tais como: topos de morros ou cordilheiras, topos de prédios, áreas abertas, campos de futebol ou de golfe, estacionamentos abertos e quadras de tênis abertas.
– Tente não ficar perto de cercas de arame, varais metálicos, trilhos e árvores isoladas e estruturas altas como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.
– Se estiver jogando futebol, deixe o campo e vá para um local coberto.
– Evite segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca, tripés e tacos de golfe, empinar pipas e aeromodelos com fio.
E se não tiver para onde ir e eu estiver em área totalmente aberta, como um campo?
Caso não tenha nenhum abrigo próximo, a Rindat sugere o seguinte: ajoelhe-se e curve-se para a frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não se deite no chão.
Continua depois da publicidade
*Por Juliana Bublitz.