Duas pessoas que andavam em motocicleta perderam a vida na Grande Florianópolis, nesta terça-feira. A colisão foi com um caminhão, às 5h55min, na BR-282, em Santo Amaro da Imperatriz. As vítimas estavam na moto, que pegou fogo e explodiu.

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Segundo especialistas em moto, acidentes como esse podem ser evitados com muita prudência e respeito à sinalização.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a moto se deslocava em direção à BR-101, enquanto que o caminhão, que transportava material de obra, ia em direção a Alfredo Wagner. O condutor da moto não foi identificado.

Caminhoneiro saiu ileso da colisão

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O passageiro, que também morreu na hora, é Daniel Espíndola, 20 anos. Os corpos, sendo um deles carbonizado, foram levados para o IML. O motorista do caminhão saiu ileso. Em Jaraguá do Sul, um homem de 40 anos morreu após colidir a sua moto com outra dirigida por um adolescente de 16 anos.

Previna-se contra quedas

Motociclista há mais de 15 anos e proprietária da revista SobreMotos, Gisele Flores Nazário conta que os três fatores que mais preponderam nos acidentes envolvendo motociclistas são imprudência, excesso de velocidade e embriaguez.

No caso do acidente desta terça, a colisão frontal teria sido por causa de uma tentativa de ultrapassagem em local proibido.

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A desproporção de massas entre os dois veículos fez a moto ser arrastada, vindo a incendiar pela combustão da gasolina do tanque com as faíscas geradas no asfalto.

– A agilidade de deslocamento e o pequeno espaço ocupado por uma moto podem transmitir uma falsa impressão de maior possibilidade no trânsito. Totalmente dependente do equilíbrio do condutor, a moto pode sofrer desvios em sua trajetória, contrários à vontade de quem pilota – comenta.

Em dias de chuva, reduza a velocidade

Especialmente em dias de chuva, a velocidade deve ser reduzida, ainda mais quando se transporta um passageiro.

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O embaçamento na viseira do capacete pode atrapalhar muito a visão, bem como o “spray” originado do deslocamento dos veículos à frente. Rajadas laterais de vento e fortes deslocamentos de ar causados por grandes caminhões em sentido contrário também podem desequilibrar.

– Os pneus de moto, se não forem bem observados, enganam, pois podem estar comprometidos em sua área central, a mais importante em retas, e estar em boas condições nas laterais, mais usadas em curvas inclinadas. Isto é comum em motos que circulam predominantemente em áreas urbanas, na maior parte das vezes em retas – explica Gisele Nazário.

Fique ligado!

Dicas para evitar acidentes

Pilotagem segura

::: Cautela e concentração redobradas para evitar imprevistos durante a viagem.

::: Atenção ao pilotar e evitar os chamados pontos cegos (ou ângulo morto), locais onde o motorista não enxerga a moto, mesmo com retrovisor.

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::: Sinalizar a manobra que será realizada permite aos motoristas e outros motociclistas anteciparem uma reação para evitar acidentes.

::: Decisão é fundamental. Ao decidir fazer uma manobra, ela deve ser feita com firmeza, rapidez e dentro dos limites de velocidade.

::: Em cruzamentos, a velocidade deve ser reduzida e a atenção redobrada.

::: Nunca exceder as habilidades, o que aumenta as chances nos imprevistos.

::: Manter uma velocidade condizente com o percurso e o pavimento.

::: Parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos, o que evita a fadiga.

Acessórios indispensáveis

::: Verificar o prazo de validade do capacete, que deve ser ajustado sem ficar apertado nem folgado. A viseira precisa estar sempre limpa e sem riscos.

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::: Roupas claras facilitam a visualização de outros motociclistas e motoristas.

::: Calças e jaquetas de tecido resistente ou couro, botas ou sapatos que protejam os pés, luvas e capas de chuva.

Fonte: Centro Educacional de Trânsito Honda.

Dicas sobre circular em dias de chuva

::: Velocidade reduzida e prudente.

::: Ter certeza de que pneus, freios, faróis, suspensão e piscas estão em perfeito estado.

::: Respeitar a sinalização.

::: Manter distância segura do veículo à frente.

::: Ocupar o espaço da via como um carro, andando próximo ao centro, nem tanto à direita, evitando que um veículo fique trafegando de forma paralela, nem tanto à esquerda, onde fortes ventos podem desequilibrar.

::: Deixar a viseira do capacete aproximadamente uns 2cm entreaberta, para aumentar a aeração e evitar embaçamentos.

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::: Evitar passar por sobre sinalizações pintadas sobre o pavimento, pois elas são menos aderentes e podem causar derrapagens.

::: Evitar poças d’água.

::: Evitar manobras bruscas.

::: Não rodar com marcha nem muito reduzida nem muito alta, para que a moto tenha boa tração.

::: Usar a buzina para chamar a atenção do condutor que vai à frente, de tal forma que ele consiga perceber claramente a posição e a intenção de ultrapassagem, se for o caso.

::: Para saber se o motorista que vai à frente está conseguindo visualizar a moto, você deve conseguir trocar olhares pelo retrovisor dele.

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::: O passageiro deve andar abraçado à cintura do piloto e não deve se movimentar.

::: Lembrar que a moto é sempre o veículo mais frágil da via, então, mesmo quando se tem preferência, ainda assim é bom prestar atenção aos demais veículos e deixá-los passar ou cruzar antes para evitar acidentes.

::: Nunca ficar no vácuo de caminhões ou veículos da frentes, pois eles podem parar.

Fonte: Gisele Fontes Nazário