Abrir a torneira é uma ação tão automática que ninguém presta atenção ao que está fazendo até se deparar com um mecanismo novo.

Continua depois da publicidade

Antigamente era só girar o registro para esquerda. Mais tarde, surgiu a opção pela qual bastava pressionar o botão para liberar a água.

Hoje em dia, muitos estabelecimentos públicos aderiram à versão que possibilta economizar água ao acionar o mecanismo sem tocar na peça, apenas posicionando as mãos embaixo da torneira, que abre e fecha automaticamente.

Outro sistema reúne em uma única peça três movimentos. Ao puxar a alavanca para trás, libera-se a água. Para a esquerda, é água quente e para direita, água fria.

As tecnologias continuam avançando e no caminho do uso racional de água, que promete estar cada vez mais presente nos lares, vislumbra o diretor industrial da Docol, Levi Garcia.

Continua depois da publicidade

A empresa foi pioneira em seu segmento na fabricação de produtos de uso consciente.

VÍDEO: um passeio por dentro da produção

O design elegante, a qualidade e o baixo consumo de água não são as únicas preocupações das equipes de inovação.

O que fazer quando um produto precisa de reparo dentro da cela na prisão?

Idealizado inicialmente para a Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru, e utilizado em 12 presídios no Chile, a linha especial de produtos de alta segurança torna acessível para o usuário apenas um botão de acionamento rente à parede. Outras partes do sistema são chumbadas nas instalações hidráulicas.

Os reparados, por sua vez, ocorrem em segurança no chamado corredor de manutenção, espaço ondem ficam expostas as instalações hidráulicas de cada cela, pois os mecanismos são desenvolvidos com uma extensão suficiente para atravessar a parede.

Facilidade

Um dos produtos mais recentes da Docol possui sensor semelhante ao utilizado em smartphones (sistema capacitivo).

Continua depois da publicidade

A vantagem é a grande sensibilidade. Todo o campo elétrico ao redor da torneira identifica o movimento das mãos. Além da comodidade, facilita o acesso às pessoas com limitações físicas.

Nesta segunda matéria da série Por Dentro das Empresas, Negócios & Cia. visitou o processo de fabricação da Docol. Confira cada passo nas imagens:

A Docol

Atuação – maior exportadora de metais sanitários da América Latina. Pioneira e líder em seu segmento na fabricação de produtos de uso racional de água.

Exportação – presente em 40 países. Exporta 15% da produção

Produção – 2,5 mil itens diferentes, cerca de 1,2 milhão de produtos finais/mês

Número de funcionários – 1.600