A chegada do bebê é um momento cercado de mimos, mas também de muito trabalho para as mães, que muitas vezes acabam sofrendo de dores nas costas.

Continua depois da publicidade

De acordo com o fisioterapeuta especialista em coluna vertebral Helder Montenegro, a flacidez na região do abdômen é uma das causas dessas dores. Segundo ele, a flacidez na barriga causa uma sobrecarga na porção inferior da coluna, provocando um desgaste nas articulações intervertebrais, o que aumenta o risco do surgimento de lesão do disco intervertebral.

– Quando os músculos perdem a sua rigidez eles se retraem e ficam menores, causando as dores na região lombar – descreve.

Em alguns casos, a dor também pode ser consequência da fragilidade da coluna ao longo dos nove meses gestacionais.

– A elevação de dois hormônios (a relaxina e o estrogênio) durante a gravidez provocam uma frouxidão nas articulações e ligamentos da coluna e da bacia, provocando dores que podem se estender até pouco depois do parto. Período no qual os hormônios voltam a se acentuar – explica o fisioterapeuta.

Continua depois da publicidade

Medidas simples podem ajudar a amenizar as dores nas costas. Veja as indicações do fisioterapeuta:

1) Ao amamentar, sente-se em um local confortável e que confira a devida estabilidade para a coluna. Mantenha os pés apoiados no chão e apoie os braços em uma almofada de amamentação

2) Na troca de fralda ou no banho, evite permanecer longos períodos inclinada para frente, pois pode trazer dores lombares. O ideal é manter a coluna alinhada

3) Trinta dias após o parto ou depois de liberação médica procure iniciar a prática de atividades com foco na parte aeróbica para fortalecer a musculatura do assoalho pélvico e a região lombar. Outra dica é optar pela hidroginástica ou natação

4) Evite girar o corpo para retirar ou colocar o bebê no berço e não curve os seus ombros para ir até o bebê

Continua depois da publicidade

5) Quando colocar o bebê em um assento do carro, evite fazer uma inclinação do lado de fora do automóvel. A recomendação é sentar ao lado da cadeirinha com a criança no colo e somente depois assentá-la.