Fazer as unhas, todas mulheres fazem e, geralmente, semanalmente. Mas, fazer as unhas com uma profissional capacitada, dentro de um salão de beleza, não são garantias de que a saúde da cliente – e também da manicure – esteja assegurada.

Continua depois da publicidade

Surtos de hepatite, causados pela disseminação dos vírus tipo B e C, são motivos de alerta para a população e órgãos de saúde.

O vírus age silenciosamente e costuma atacar o fígado durante anos, provocando uma inflamação e, muitas vezes, evoluindo para quadros mais graves. Na maioria dos casos, o diagnóstico da doença é realizado décadas após a infecção.

::: Todo cuidado é pouco

Continua depois da publicidade

Os salões de beleza, apontados como um dos grandes vilões na disseminação da hepatite – outros vilões são as agulhas descartáveis e preservativos -, cada vez mais se preocupam com a segurança de suas clientes e profissionais, procurando se manter alertas quando o assunto é higiene e a correta esterilização de equipamentos como alicates e espátulas.

Natalina Cordeiro, manicure do salão Fuzz Cabeleireiros e Estética, do bairro Agronômica, afirma que o salão segue as mais altas normas de higiene quando o assunto é esterilização.

– Antes da utilização do material de manicure ou pedicure na cliente, ele é lavado e obrigatoriamente passa por um processo de esterilização no autoclave, aparelho específico para este fim, utilizado também em clinicas e hospitais -, explica a profissional.

Continua depois da publicidade

::: Tenha o seu kit manicure

Apesar da segurança fornecida pelo processo de esterilização, ainda não é o suficiente na hora de barrar a contaminação da hepatite. Ter um kit pessoal na hora de fazer as unhas, formado não só por alicate, mas também acetona, palito e espátula, também é uma boa dica, porém não colocada em prática por grande parte das clientes.

::: Dicas aos profissionais

– Antes de atender cada cliente, lavar as mãos ou usar álcool gel.

– Usar luvas, lixas e palitos descartáveis no atendimento de cada nova cliente.

– Usar uma toalha limpa ou descartável.

– Lavar os alicates, a espátula e outros instrumentos metálicos reutilizáveis com água, sabão e escova, e enxugá-los com toalha limpa.

– Colocar o material lavado no envelope próprio para esterilização e, em seguida, acomodá-lo na estufa ou na autoclave, respeitando as instruções de uso de cada um dos aparelhos.

Continua depois da publicidade