Se dependesse das crianças, a lancheira sairia de casa sempre recheada de guloseimas. Como muitos pais permitem, não raro é um festival de muitas calorias e poucos nutrientes na hora do recreio.

Continua depois da publicidade

Uma pesquisa realizada pelas nutricionistas Eliana Zacarelli e Hellen Coelho, da Universidade de São Paulo (USP), revelou que a lancheira de alunos do ensino fundamental costuma ter excesso de gorduras e açúcar e falta de vitaminas, fibras e sais minerais – um prato cheio para doenças como diabetes e colesterol alto.

No topo do ranking dos alimentos mais consumidos na hora do recreio, segundo o estudo, estão bolacha recheada, salgadinhos e suco artificial. Resultado: 3 milhões de crianças sofrem com a obesidade antes dos 10 anos de idade no país.

Embora comprar o lanche em pacotinhos seja prático, vale a pena gastar alguns minutos para incentivar bons hábitos e evitar prejuízos à saúde dos pequenos. Antes de montar a lista de compras, a primeira regra a ser compreendida é que os pais devem dar o exemplo. Não adianta colocar frutas na lancheira da criança se em casa ninguém têm o hábito de comê-las.

Dicas para montar adequadamente a lancheira

Continua depois da publicidade

::: Comum: todos os alimentos que estão na geladeira (queijos, manteiga, iogurte etc) estragam se ficarem mais de duas horas em temperatura acima de 7ºC. Nesse caso, opte por bolos sem cobertura, barras de cereais, bebidas em caixinha, biscoitos e frutas inteiras.

::: Térmica: usar esse tipo é o ideal, pois permite variar os alimentos e acondicionar também lanches como iogurte e sanduíche de frios. É aconselhável usar uma bolsa de gel congelável (encontrada em farmácias e supermercados) para garantir a qualidade da merenda por até oito horas.

A nutricionista Cristiane Tres, da Elemento Consultoria em Nutrição, de Caxias do Sul, elaborou ótimas combinações de lanches saudáveis que podem ser preparados em casa ou comprados na cantina da escola. A quantidade deve ser adaptada conforme a faixa etária.

Opção 1

– Segunda-feira: cookies integrais + uma caixa de suco de soja sabor de frutas + uma fruta

– Terça-feira: um pedaço de bolo de banana com aveia + um achocolatado de caixinha + uma fruta

– Quarta-feira: pão integral com queijo processado (que não precise de refrigeração) + suco de fruta natural

Continua depois da publicidade

– Quinta-feira: barra de cereal + uma caixa de suco de soja sabor de frutas + salada de frutas

– Sexta-feira: pão bisnaguinha com geleia de frutas + achocolatado + uma fruta

Opção 2

– Segunda-feira: pastel assado de ricota + suco de frutas natural

– Terça-feira: sanduíche + água de coco + fruta

– Quarta-feira: torrada + salada de frutas

– Quinta-feira: barra de cereal + iogurte + fruta

– Sexta-feira: bolo + leite com achocolatado + fruta