Que a cerveja e um bom churrasco são paixões nacionais, ninguém discute. Mas, com a popularização de diversos tipos de cerveja, essa combinação ficou ainda mais interessante. Afinal, com valores acessíveis, agora é possível escolher mais do que os cortes de carne que serão servidos – como picanha ou fraldinha – e definir também as cervejas que irão harmonizar, como uma pilsen para combinar com as linguicinhas no começo do churrasco e uma Porter para finalizar a experiência.

Continua depois da publicidade

— É importante deixar claro que harmonizar cervejas não tem regras, diferente de vinhos e outras bebidas com harmonizações mais rígidas. A cerveja tem essa característica de ser mais democrática, né? E tem muitas variações de ingredientes, então é possível ser criativo com as combinações — destaca Alexandre Levy, mestre cervejeiro da Ambev.

Variedade e combinações

— Eu costumo dizer que é impossível não gostar de cerveja, assim como não é possível não gostar de música. Você só precisa encontrar o estilo de que gosta. A cerveja tem uma gama de sabores muito variados — afirma Levy.

A cerveja é composta basicamente por quatro ingredientes: malte, lúpulo, água e fermento. Em cada tipo, é possível “brincar” com cada ingrediente. Desde escolher lúpulos com características específicas, podendo ser frutado ou cítrico, por exemplo, ou escolher maltes com diferentes torras, até alterar a temperatura de fermentação para chegar a determinadas notas de sabor.

—A quantidade de ingredientes também altera o resultado, como ter mais lúpulo para alcançar mais amargor e mais aroma. Sem contar que é possível acrescentar outros ingredientes, como temperos, ou acrescentar cereais – como milho, que dá um sabor mais refrescante à bebida — explica o mestre cervejeiro.

O que justifica a combinação “cerveja e churrasco”

Não é por acaso que essa combinação conquista. Segundo o especialista, a principal explicação é a limpeza do paladar.

Continua depois da publicidade

— O churrasco costuma ser uma refeição longa, que muitas vezes leva uma tarde inteira. A cerveja cumpre o papel de limpar o paladar para prolongar a refeição. Você tem a sensação de renovar o paladar e ter sempre uma garfada muito saborosa – continua tendo o prazer e fica uma dinâmica muito mais interessante de sabores.

A cerveja ideal para essa função de limpar o paladar é a Patagônia Bohemian Pielsener. E é por ela que o churrasco deve começar.

— A tendência é começar o churrasco com carnes mais leves, como uma ave com temperos sutis, que harmonizam com a Patagonia Bohemian Pielsener, uma cerveja muito equilibrada. Mas ela também é um coringa para todo o churrasco: se está com o paladar muito pesado, corta com a Pielsen. Ela renova o paladar para continuar com suas próximas experiências – indica Levy.

Para acompanhar os condimentos que também fazem sucesso no churrasco, como os queijos e as saladas, o estilo sugerido é a Patagonia Weisse, com maltes de trigo, casca de laranja e sementes de coentro.

Continua depois da publicidade

— Esse tempero agrega bastante também a carnes que estão pouco temperadas e faz muito sentido para degustações mais leves — explica Levy.

Match perfeito

A mesma reação que ocorre no processo de tosta do malte acontece na grelha da churrasqueira. A semelhança de sabor é responsável por uma afinidade “perfeita” entre as cervejas que levam uma carga de malte maior e potencializam o sabor da carne.

— Uma Patagônia Amber Lager puxa para esse sabor da grelha onde está a carne e a combinação é perfeita. A mesma coisa acontece com a Cerveza Patagonia Porter, que tem uma riqueza muito grande nesses compostos, então tem uma reação muito complementar à grelha do churrasco. Enriquece esse sabor, com uma intensidade muito maior — define o mestre cervejeiro.

Momento ideal para essa experiência

No dia 25 de maio acontece em Florianópolis o Circuito Patagonia. Logo na chegada, será feito o check in e cada visitante ganhará um vale chopp e um copo personalizado da Patagonia para degustá-los.

Continua depois da publicidade

Um mini-truck da cervejaria estará servindo Bohemian Pilsener, Amber Lager e Weisse, além dos estilos Porter e Session IPA. Os tipos de cerveja poderão ser harmonizados com a gastronomia assinada pelo renomado Bull Prime, de Curitiba, com parrilla como destaque.

Serviço:

O quê: Circuito Patagonia

Quando: 25/5, 15h

Onde: LIC (Lagoa Iate Clube), R. Hyppólito do Valle Pereira, 620, Lagoa da Conceição, Florianópolis

Quanto: R$ 90 (Clube NSC oferece R$ 20 de desconto para sócio e acompanhante na compra do ingresso antecipado, site Blueticket)

Mais informações: www.circuitopatagonia.com.br