“A team for a world”, ou seja “um time para um mundo” é o slogan da Aliança Estratégica Global composta pelo Inter e oito clubes do Exterior. A parceria prevê negociação conjunta de patrocínios, participação em torneios internacionais e venda de produtos oficiais em lojas fora do país.

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Conheça os parceiros do Inter neste projeto e saiba como funcionará a rede da Aliança Estratégica Global:

América, do México

Os mexicanos são considerados o grande parceiro do Inter. Além de dividir com o Chivas a paixão da torcida do país, o trabalho de base do América atrai a atenção do clube gaúcho. A cultura local, mais próxima da brasileira, favorece a melhor adaptação durante intercâmbio de jogadores. O América é de 12 de outubro de 1916 e já venceu 14 vezes a Liga do México, tem seis copas mexicanas, cinco campeonatos da Concacaf e uma Copa de Gigantes da Concacaf.

Atlético de Madrid

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A base do Atlético de Madrid tem 17 jogadores na faixa de 14 a 18 anos em seleções da Espanha _ isso interessa ao Inter num intercâmbio. E o Atlético pode passar a ser a nova porta de entrada do Inter no mercado europeu, desde vendas a administração de estádio. Fundado em 26 de abril de 1903, tem cerca de 2 milhões de torcedores, nove títulos no campeonato espanhol, uma Recopa Europeia e um vice-campeonato na Copa dos Campeões da Europa, em 1974, quando foi campeão mundial.

Chicago Fire

O Inter está interessado na tecnologia do Chicago, em especial o marketing digital. No dia 4 de outubro, quando o Fire decidiria a US Open Cup (espécie de Copa do Brasil dos EUA) contra o Seattle Sounders, o site do Inter acompanhou a partida, na torcida por Chicago. Durante o 126º aniversário do grande incêndio da cidade foi fundado o Chicago Fire, em 8 de outubro de 1997, em Bridgeview, Illinois, e estreou na Liga Americana de Futebol no ano seguinte. Venceu quatro vezes a US Open Cup.

Al-Ain

Vender jogadores para o Oriente Médio já foi mais atraente, mas o Al-Ain pode ser uma porta de saída do Inter para negociar jogadores tidos de segunda linha. Fundado em 1968 e um dos principais clubes dos Emirados Árabes, o Al Ain venceu a Liga dos Campeões da Ásia em 2003 e a Copa Golfo em 2001. Brasileiros passaram pela equipe, como Dodô, Emerson Sheik e Rodrigo Mendes e os treinadores Alexandre Gallo e Toninho Cerezo.

Raja Casablanca

O Inter ainda considera uma incógnita o que pode render a aproximação com os africanos, mas comercialmente pode ser importante a presença em mais um continente. Sediado em Casablanca, no Marrocos, o Raja Club Athletic é de 28 de março de 1949, joga no Stade Mohamed V, um dos principais estádios do norte africano, de 67 mil torcedores. Venceu nove vezes o campeonato marroquino, três vezes a Liga dos Campeões da África, e disputou o Mundial de Clubes em 2000.

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Shanghai Shenhua FC

Dono de uma torcida estimada em 200 milhões de chineses, o Shenhua surge como a grande porta de entrada para os negócios do Inter no mercado da Ásia. O clube, fundado em 1993 e que conta com investimentos de um dos principais canais de TV da China, o SVA, já teve três brasileiros: o zagueiro Júnior Baiano mais os técnicos Muricy Ramalho e Sebastião Lazaroni.

Muangthong United FC

Quatro vezes campeão tailandês, o clube nascido em 1989 na província de Nonthaburi conta com multinacionais entre os seus patrocinadores, como Yamaha, Toshiba e Coca-Cola. O português Henrique Da Silva Calisto é o técnico. É visto como um importante parceiro estratégico do Inter junto aos endinheirados “Tigres Asiáticos”.

Besiktas

Fundado como clube de ginástica, em 1903, oito anos depois, o Besiktas passou a praticar futebol. Conhecido como os “Águias Negras”, o clube leva o nome de um bairro de Istambul. Seu maior título foi o Campeonato Turco de 2003, no ano de seu centenário. Sidnei, ex-zagueiro do Inter, é titular da equipe.