A classe C está descobrindo as maravilhas dos cruzeiros marítimos. Os grandes navios que ganham os mares e oferecem luxo, elegância e muita mordomia não são mais exclusividade só de ricos e famosos: aos poucos, eles passam a dividir espaço também com representantes mais populares. A Hora de Santa Catarina embarcou no maior e mais luxuoso deles em funcionamento no Brasil – o MSC Fantasia – e conta tudo o que viu por lá.
Continua depois da publicidade
Eleito o mais elegante do mundo, o MSC Fantasia é o navio mais grandioso já construído por um armador europeu e apresenta uma mega estrutura nunca antes vista no país: suas proporções majestosas conseguem abrigar até 4.363 pessoas e uma tripulação de 1.370 profissionais em 18 andares.
Dentro dele, tudo é ricamente decorado com materiais de alto padrão, incluindo mais de 15 tipos de mármore e madeiras nobres. A luxuosa arquitetura é assinada pelo conceituado escritório italiano de design De Jorio, cujo destaque fica por conta das escadas feitas em cristal Swarosvki – avaliadas em seis mil euros cada degrau.
Construído em 2008 na cidade italiana de Nápoles, o navio é destinado às classes AA e AB. Sua estreia em águas brasileiras ocorreu esta semana: após a chegada ao porto de Santos (SP) na terça-feira, ele partiu – lotado – para sua primeira viagem oficial já no dia seguinte.
Continua depois da publicidade
::: Confira a galeria de fotos do transatlântico
Ainda mais luxo
Mas o grande diferencial do Fantasia é o Yacht Club, um serviço especial de primeira classe seis estrelas inédito. Trata-se de um conceito de “iate dentro do navio”, capaz de oferecer ainda mais luxo e privacidade aos hóspedes. O acesso é restrito ao local – os três últimos andares – e às piscinas, aos bares e às hidromassagens localizadas ali. As 71 suítes de alto padrão têm varandas e janelas panorâmicas, banheira SPA e banheiro em mármore, lençois de algodão egípcio, colchões ergonômicos e consoles de Nintendo Wii.
E os mimos luxuosos não param por aí. Os serviços sob medida incluem, ainda, um menu de travesseiro com cinco opções e mordomos 24h, que ajudam a fazer e desfazer as malas, organizam festas particulares e até providenciam o jornal preferido dos hóspedes todos os dias, mesmo estando em alto mar.
– O diferencial não é só o tamanho do navio, mas a qualidade dos materiais empregados em cada detalhe. Temos mármores e pedras da mais alta qualidade usados junto ao design italiano. Este navio representa a consolidação do mercado de cruzeiros no Brasil – conta o diretor comercial e de marketing da MSC, Adrian Ursilli.
Continua depois da publicidade
Viagens facilitadas para a classe B
Apesar de destinados exclusivamente para as classes AA e AB, os navios de cruzeiros marítimos vêm despertando o interesse de um novo consumidor antes excluído deste tipo de luxo: a classe C. Os preços das viagens, as facilidades de pagamento e as diversas opções à disposição é o que mais atrai.
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina (Abav), Mário Lobo Filho, explica que o custo-benefício da viagem é o que mais chama a atenção. Para eles, a possibilidade de levar toda a família em uma viagem que inclui alimentação, entretenimento e a possibilidade de conhecer mais de um local numa mesma saída vale a pena.
– A pessoa sabe que não vai ter outros gastos além daquilo que já foi pago: há refeições, shows, cassino e outras mordomias incluídas no preço. E isso é o grande plus dessa categoria. Se você for calcular o preço de um almoço para toda a família, todos os dias das férias, vai perceber que consegue fazer um cruzeiro com esse mesmo valor – diz.
Continua depois da publicidade
O mais luxuoso
::: Nome: MSC Fantasia
::: Tamanho: 333,3 metros de comprimento e 66,8 metros de altura, com 18 andares
::: Luxos: escadaria com degraus de cristal Swarovski, teatro com capacidade para 1.603 pessoas, cinema 4D, simulador de Fórmula 1, parque aquático, mordomos 24h e menu de travesseiros com cinco opções – estes dois últimos exclusivos para hóspedes do Yacht Club
::: Curiosidade: a apresentadora Xuxa Meneghel é a madrinha do navio e esteve presente na festa de inauguração na terça-feira à noite, véspera da estreia do primeiro cruzeiro O cruzeiro para a classe C
::: Com R$ 599 é possível fazer um cruzeiro de quatro dias pela costa brasileira, saindo do porto de Itajaí e passando por Santos (SP), Rio de Janeiro e uma praia particular de Búzios.
Continua depois da publicidade
::: Neste mesmo navio, a viagem de oito dias pode ser feita com R$ 799 no bolso, o turista viaja até Buenos Aires, na Argentina.
::: O pagamento pode ser parcelado em até cinco vezes sem juros.
::: Além disso, o terceiro e quarto passageiros na mesma cabine não pagam a viagem
Fonte: Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina (Abav) O que
levar em um cruzeiro
::: Roupas leves
::: Calçados de borracha não-derrapantes
::: Roupas de banho
::: Protetor solar
::: Trajes sociais para noites de gala
::: Não esqueça de etiquetar e lacrar com cadeado de segurança todas as suas malas. Cada navio leva em torno de três mil malas, portanto identifique a sua com nome, navio, endereço, telefone para contato e uma fita ou qualquer outro item que facilite a identificação.
Não são permitidos
::: Itens que emitam calor ou produzam chamas, como ferros de passar, fogões elétricos, velas, incensos e qualquer outro item que possa gerar incêndios.
Continua depois da publicidade
::: Droga ou substância ilegal, armas, tesouras, facas, explosivo ou item que possa oferecer risco à saúde e segurança dos hóspedes.
::: Alimento ou bebida, seja ela alcoólica ou não. Garrafas e latas fechadas serão
retidas, as abertas não serão devolvidas.