Os motoristas devem enfrentar tráfego intenso e até filas na volta do feriadão de Ano Novo. Nas principais rodovias do Norte, os pontos de maior retenção acontecem na BR-280 – que dá acesso às praias de São Francisco do Sul –, principalmente perto do trevo de Araquari e nas áreas de trecho urbano da rodovia; e na BR-101, na cidade de Barra Velha.

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A reportagem de “AN” listou rotas alternativas que podem ser utilizados na tentativa de fugir do trânsito na volta para casa. Segundo expectativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a expectativa é que de aumento de 30 a 50% no fluxo de veículos na BR-101 e na BR-280 é de até 100%, em relação aos outros dias do ano.

CONFIRA OS TRAJETOS:

— Estrada Geral do Itapocu

A estrada liga as cidades do litoral, de Araquari a Barra Velha e São João do Itaperiú. O trecho entre Araquari e Barra do Sul está sendo pavimentado com recursos federais, em obras contratadas pelas prefeituras municipais de cada cidade: são 10,4 quilômetros com R$ 6,8 milhões de investimentos em Araquari e 7 quilômetros em Barra do Sul, com R$ 3,6 milhões disponibilizados pela União para as obras.

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Ela é alternativa para não precisar usar a BR-280 e a 101 para ir de uma cidade a outra. A partir do km 74 da BR-101, em Araquari, a via já tem alguns quilômetros pavimentados, mas sem acostamento nem sinalização horizontal. Depois, há um grande trecho de terra, mas já terraplanados, e um trecho em que há cascalho. Após quatro quilômetros, começa o asfalto novamente, mas ainda sem sinalização horizontal. Há um trecho de mais dois quilômetros de estrada de chão e, então, já em Barra do Sul, a via volta a ter asfalto novamente.

— Estrada Rio do Morro

A Estrada Rio do Morro é uma opção de acesso de Joinville à BR-280. Ela sai da zona Sul de Joinville pelo Paranaguamirim (começa na rua Monsenhor Gercino) e leva até a rodovia, em trecho depois do trevo do Itinga. Este acesso tem oito quilômetros e a pavimentação ainda não está pronta. As obras estão perto da Estrada Vila Porto Alegre, onde há um desvio. Dali, a estrada segue sem asfalto até a rodovia. A pavimentação da via foi licitada em 2010 e as obras iniciaram em 2013, mas foi paralisada por causa dos altos custos de desapropriações. Em 2016, com o atraso, a empreiteira contemplada no edital de licitação desistiu do trabalho. Agora, foi realizada uma nova concorrência e as obras voltaram a ocorrer. A estimativa de conclusão, segundo o Deinfra, é março de 2019.