Música, dança e mais uma variedade de atrações culturais. Feiras, espaços gastronômicos e diversas opções de diversão e entretenimento para toda a família. Tudo isso unificado a debates sobre os desafios da capital catarinense e quais são os caminhos para um futuro sustentável para a nossa querida Florianópolis. Assim foi o Floripa Amanhã, evento gratuito que aconteceu no Jardim Botânico do bairro Itacorubi no último final de semana.
Continua depois da publicidade
Realizado pela Desterro Società com curadoria da Oasis Soluções Sustentáveis e coprodução da Hit Makers, o evento promoveu, entre os dias 13 e 15 de dezembro, uma série de palestras, oficinas e debates sobre alguns dos temas mais sensíveis da capital catarinense, como mobilidade urbana, déficit habitacional e preservação do meio ambiente. Baseado em quatro grandes pilares (inovação, social, cultural e ambiental), o Floripa Amanhã contou com a participação de especialistas e autoridades em cada um dos temas.
Além dos debates, o evento também apresentou alternativas para os problemas e mostrou alguns dos caminhos que a capital catarinense pode seguir para superar os desafios do futuro. As propostas foram registradas e irão fazer parte de um documento chamado Carta de compromisso Floripa Amanhã, que será entregue à cidade.
Interação com a comunidade
As apresentações artísticas, palestras, oficinas e intervenções do Floripa Amanhã carregavam como principal objetivo trazer toda a comunidade da capital para debater os problemas e pensar, de forma coletiva, no futuro de Florianópolis. Receptividade e interação que ficaram evidenciadas durante os três dias de evento.
O local escolhido para receber a programação também foi estratégico. O Jardim Botânico proporciona um ambiente propício para a integração com a natureza, valorização da cultura local e também incentiva os debates sobre o futuro de Florianópolis. É o que destaca uma moradora do bairro Itacorubi, que participou de dois dos três dias do encontro.
Continua depois da publicidade
— Ocupar o Jardim Botânico com shows, feiras locais, me deixou animada. Foi muito legal poder ver o parque ocupado, as crianças brincando, além desse movimento dos negócios locais — destaca a moradora.
A iniciativa de ocupar os espaços públicos da cidade com apresentações culturais e com uma programação voltada para questões importantes de Florianópolis também foi aprovada pelo público, que ressaltou a necessidade de levar eventos como esse para outros pontos da capital, democratizando o acesso à cultura e mostrando especialmente aos turistas um outro lado da capital além das praias.
— Quero dar os parabéns à organização pela iniciativa de ocupar esse parque, pois vemos que tem essa necessidade, especialmente aqui na zona leste da cidade. Um evento muito bacana que reúne gerações. É muito bom trazer opções culturais, como pintura, shows musicais, dança e toda essa diversidade que é difícil de encontrar. É legal trazer isso para outros bairros, até para fazer com que a mobilidade se desloque para outros pontos, promovendo esse debate dentro da própria sociedade — ressalta uma das participantes do Floripa Amanhã.
O Encontro Floripa Amanhã é uma realização da Desterro Società, com curadoria da Oasis Soluções Sustentáveis e coprodução da Hit Makers. Incentivo da Claro e Condor por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (PIC), Governo de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura e Incentivo do Grupo Habitasul por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), Prefeitura de Florianópolis, Fundação Franklin Cascaes.
Continua depois da publicidade
Confira, a seguir, algumas imagens do evento que agitou o Jardim Botânico!