O Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC) lançou uma novidade nesta semana. Desde quinta-feira (3), o processo para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ficou um pouco mais prático. Agora, para dar entrada no pedido, não é mais preciso ir até uma agência de atendimento. A primeira etapa é feita online.

Continua depois da publicidade

Segundo o Detran-SC, a medida traz a expectativa de reduzir as filas, já que todos os anos pelo menos 600 mil motoristas buscam o serviço em todo o Estado. Só em Florianópolis, neste ano, mais de 41 mil foram emitidas.

Veja como pedir a renovação da CNH

Passo 1 — Agora, o condutor deve acessar primeiro o Portal de Serviços do Detran-SC, informando o CPF e uma senha. Para quem ainda não tem cadastro, é preciso clicar em "Solicitar cadastro". Depois de inserir os dados e criar uma senha, já é possível abrir o sistema.

Passo 2 — Ao abrir o sistema, o usuário precisa clicar em "Solicitar renovação de CNH". Imediatamente, o sistema irá informar o valor e gerar a guia de recolhimento.

Passo 3 — Depois de pagar o valor, o usuário deve ir até uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) para fazer o cadastro biométrico e os exames exigidos por lei. Caso o motorista tenha interesse em informar no documento que exerce atividade remunerada, também será necessário fazer uma prova.

Continua depois da publicidade

Passo 4 — Quando terminarem as etapas anteriores, basta voltar à Ciretran para retirar o documento pronto. Pelo portal, é possível acompanhar o andamento do processo e saber a data em que a CNH estará disponível.

Portal tem vários tipos de serviços, além da renovação da CNH
Portal tem vários tipos de serviços, além da renovação da CNH (Foto: Reprodução)

Outros serviços

A entrada no pedido para a renovação da CNH é apenas um dos serviços disponíveis no Portal de Serviços do Detran-SC. Segundo o órgão, também é possível pedir a emissão de uma segunda via da carteira de habilitação, a CNH definitiva e permissão para dirigir fora do Brasil.

O espaço ainda permite que sejam retiradas a Certidão de Propriedade de veículos, Certidão de Baixa de veículos e Certidão para Seguro de automóveis.

Ainda de acordo com o Detran-SC, os motoristas que fazem o cadastro no portal recebem avisos por e-mail de que o documento está prestes a vencer. Quem é flagrado com a CNH vencida há mais de 30 dias recebe multa de R$ 293,47 e mais sete pontos na carteira que ainda será emitida, pois essa é uma infração considerada gravíssima.

Continua depois da publicidade