Passada a fase de maior emergência, muitas campanhas estão focadas na arrecadação de dinheiro para a compra de materiais de construção, já que muitos imóveis foram destruídos ou interditados. Desde o fim de semana, as cidades mais prejudicadas pela enchente recebem donativos diversos, mas municípios se esforçam para consertar os problemas de infraestrutura, remover entulhos e sujeira, normalizar o abastecimento de água e resolver a situação dos desabrigados.
Continua depois da publicidade
Em Águas de Chapecó, um dos municípios mais afetados, no Oeste, foram mais de 350 estabelecimentos atingidos, entre casas, hotéis, restaurantes e sedes de órgãos públicos.
Leia também:
:: Chuva em SC foi a segunda maior na semana passada, diz Nasa
Continua depois da publicidade
:: Jovem filma cratera se abrindo pouco após cruzar pelo trecho
O município tem recebido doações de várias partes do Estado, como roupas, cobertores e colchões. Uma conta bancária foi criada em parceria com o município vizinho de São Carlos para depósito dos recursos. Conforme Paulo Menoncini, coordenador municipal da Defesa Civil, a prefeitura também estuda a doação de um terreno público para que as famílias reconstruam as casas fora de locais de risco.
Outras cidades atingidas no Oeste, Extremo-Oeste e Serra, como Chapecó, Lages, Itapiranga e Joaçaba, também estão se mobilizando para coletar e receber donativos. Mesmo em municípios onde não houve grandes perdas materiais – como Itapiranga, que não registrou nenhuma casa destruída pela água -, a necessidade de água potável, materiais de limpeza e de higiene pessoal é grande. Na cidade, o sistema de abastecimento de água ainda está debilitado após a principal estação de tratamento ter sido atingida pela água.
>>> Como doar
SESC
Todas as unidades e quadras comunitárias estão mobilizadas para receber donativos e enviar às vítimas da enchente. São 31 pontos de coleta em SC. Confira a lista completa em http://clic.sc/SESCenchente.
Continua depois da publicidade
Oeste
Chapecó – A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está coletando no hall de entrada da unidade Bom Pastor, Avenida Fernando Machado, 108, Centro. A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) está recebendo doações na Avenida Getúlio Vargas, 1.748. A Secretaria de Assistência Social está coletando donativos no Ginásio Ivo Silveira, Avenida Getúlio Vargas, 1.013.
Joaçaba – A Secretaria de Assistência Social está junto à prefeitura, na Rua Felipe Schmidt. Donativos também podem ser entregues no Centro de Referência de Assistência Social, na Casa da Cidadania, Rua Tiradentes, 71.
Itapiranga – Donativos estão sendo recolhidos no ginásio do Colégio São Vicente, na rua da Matriz, 255, Centro.
Continua depois da publicidade
Videira – A prefeitura está coletando doações em espaço em cima da rodoviária, na Rua Lauro Müller, 288.
Pinhalzinho – Donativos podem ser entregues ao Corpo de Bombeiros, na BR-282. Outro ponto é a Associação Comercial e Industrial de Nova Erechim (Acine), no município vizinho, localizada na Rua Domingos Franzon, 49.
VALE DO ITAJAÍ
Rio do Sul – Itens estão sendo recolhidos na sede da Secretaria de Assistência Social, na Rua Rocha Pombo, 95, bairro Eugênio Schneider.
Continua depois da publicidade
GRANDE FLORIANÓPOLIS
Florianópolis – A Udesc recebe doações para vítimas das chuvas até sexta-feira, no hall da reitoria, na Avenida Madre Benvenuta, 2.007, no Bairro Itacorubi, das 9h às 19h. A ação está sendo organizada pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), que repassará as doações para a Defesa Civil de SC. Informações na Proex, pelo telefone (48) 3321-8029, de segunda a sexta.
SERRA
Lages – Doações podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social, na Rua Monte Castelo, 209, Centro. A Associação Comercial e Industrial de Lages (Acil) Jovem está recebendo doações. Informações: (49) 3224-3014.
NORTE
Jaraguá do Sul – A prefeitura e a Secretaria da Assistência Social, Criança e Adolescente (Semascri) estão coletando móveis e colchões. Informações pelos telefones 156 ou 0800-642-156.
Continua depois da publicidade
:: Veja fotos da enchente em Santa Catarina: