Diante de uma possível paralisação do transporte urbano a partir de domingo à tarde, a população que usa os coletivos precisa buscar soluções para não perder compromissos. Embora o vencimento das 72 horas do comunicado de greve ocorra domingo, a probabilidade é que os trabalhadores cruzem os braços a partir de segunda-feira, que é dia útil.

Continua depois da publicidade

Até o fechamento desta edição, Ari Germer, presidente do Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau e Gaspar (Sindetranscol), não confirmou quando e se a manifestação ocorrerá.

Quinta-feira, o sindicato protocolou aviso de estado de greve depois que a categoria, um dia antes, rejeitou a proposta patronal para a convenção coletiva que venceu dia 1º de novembro. Para evitar que o serviço pare totalmente, o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) solicitou ao Ministério Público e ao Consórcio Siga que as empresas operem com pelo menos 60% da frota no período das 6h às 8h30min, das 11h30min às 13h30min e das 17h às 19h30min, e com 30% da frota nos demais horários.

Ainda na sexta-feira, a autarquia emitiu um informativo orientando a população caso os ônibus não circulem na segunda-feira. No documento, o Seterb explica que poderão ser usados veículos alternativos, como vans e ônibus, e aconselha a carona solidária.

No caso de suspensão total do transporte público, outras duas medidas serão tomadas: taxistas poderão parar em pontos de ônibus e veículos serão liberados para trafegar nos corredores hoje destinados apenas aos coletivos.

Continua depois da publicidade

Os trabalhadores pedem 10,59% de reajuste, sendo 5% de aumento real, e vale-alimentação de R$ 410. A proposta do Siga foi de 8,5% de aumento e vale de R$ 395. Além disso, o sindicato quer que sejam negociadas a folga casada nos finais de semana, o adicional por tempo de serviço (anuênio), a participação nos lucros das empresas e as reduções da jornada e do intervalo de trabalho.

O Consórcio Siga, por meio de assessoria, informou que irá se pronunciar sobre o assunto somente na segunda-feira.