As temperaturas começaram a subir e com isso as praias passaram a lotar. Com um número cada vez maior de banhistas, o Corpo de Bombeiros trabalha na Operação Veraneio. O Santa fez um levantamento sobre como estão as estruturas dos postos de salva-vidas nos principais municípios litorâneos da região Norte de Santa Catarina e a quantidade de profissionais disponíveis para as ações de prevenção e resgate.
Continua depois da publicidade
As autoridades afirmam que a quantidade segue praticamente a mesma do ano passado, com exceção a Porto Belo, que ganhou dois postos contêineres. Os equipamentos é que prometem ser o grande reforço dessa temporada. Além de embarcações, jet ski, quadriciclos, o Arcanjo já está à disposição dos guarda-vidas. A novidade será o uso de drones para monitorar os banhistas e auxiliar em casos de resgate.
Para a chegada do verão, os postos guarda-vidas estão passando por reforma. Muito deles em virtude da ação de vândalos.
– Arrombam as portas, estouram os cadeados, danificam a estrutura interna e externa dos postos. Há registros de incêndio causado por uso irregular dos postos no período noturno por andarilhos. Neste ano não foi diferente, sendo que estamos reformando todos os postos do batalhão, que estarão em condições plenas a partir de 20 de dezembro – aponta o subcomandante do 13º BBM, Maico Francisco de Alcântara.
A conscientização das pessoas, porém, é a peça fundamental para um verão tranquilo. Por isso respeitar as orientações dos guarda-vidas e as bandeiras indicativas é a principal recomendação do Corpo de Bombeiros. Quem é conectado, pode usar, por exemplo, o aplicativo Praia Segura, que indica os melhores lugares para se banhar e oferece também dicas de segurança.
Continua depois da publicidade
– Estamos fazendo nosso melhor trabalho, mas contamos com a colaboração das pessoas, prudência, cuidado consigo mesmo, empatia com o trabalho das autoridades, para evitar trotes e ter uma boa temporada de verão – pontua Alcântara.
Confira como está a estrutura de cada cidade
Balneário Camboriú: 13 postos guarda-vidas / 70 profissionais por dia
Itapema: 10 postos guarda-vidas / 45 profissionais por dia
Porto Belo: 2 postos guarda-vidas / 8 profissionais por dia
Bombinhas: 9 postos guarda-vidas / 45 profissionais por dia
Itajaí: 12 postos guarda-vidas / 40 profissionais por dia
Navegantes: 8 postos guarda-vidas / 43 profissionais por dia