O verão está chegando e muitos turistas têm como principal destino as praias de Florianópolis. Mas, embora a temporada tenha início somente em meados de dezembro, o colorido dos guarda-sóis já começou a aparecer com mais frequência no litoral catarinense.
Continua depois da publicidade
Por esse motivo, a reportagem circulou do Norte ao Sul da Ilha de SC e conferiu de perto como estão as condições das praias mais procuradas da Ilha de SC: Novo Campeche, Joaquina, Ingleses, Canasvieiras e Jurerê Internacional.
A sinalização, que indica como chegar ao destino, a qualidade das ruas e dos acessos às praias e a estrutura básica para banhistas, como chuveiro, que terá os serviços cobrados a partir deste ano, banheiro e iluminação, foram verificados.
A limpeza de cada uma delas também não ficou de lado.
Continua depois da publicidade
Como elas estão você confere no vídeo abaixo
Novo Campeche – Sul da Ilha

Considerado por muitas pessoas como o “novo point de Floripa”, a praia do Novo Campeche, no Sul da Ilha, é a que menos tem estrutura para oferecer. Morador do bairro Campeche há muitos anos, Alério Brasiliano das Chagas afirma que, apesar da beleza local, a estrutura deixa ainda a desejar:
— Não tem um restaurante na beira da praia para quem quer passar o dia e almoçar por aqui, por exemplo.
O morador, que aproveita os fins de tarde para se exercitar na praia, também aponta a falta de iluminação e a abertura de novos acessos, como sugestões de melhorias.
— São poucas passagens para praia. Depende de onde você está, tem que fazer uma volta. Acho que poderia aumentar o número de passagens — diz.
Continua depois da publicidade
Sinalização
O acesso não é dos mais fáceis para quem ainda não conhece a região. Falta sinalização no caminho.
Ruas
No dia em que a reportagem passou pelo local (19), havia obras de tubulação e pavimentação nas ruas. Os trabalhos devem terminar até o início da alta temporada, na metade de dezembro.
Acesso à praia
Para chegar na praia é preciso passar pelas dunas. Para quem tem dificuldade de locomoção, a praia não é acessível.
Limpeza
A limpeza é um ponto positivo do lugar. Praia é limpa e tem lixeiras espalhadas por toda a orla.
Utilitários
Chuveiros públicos: ainda não estavam instalados no local.
Banheiros: também não estão disponíveis, o que agrava a situação na praia, que não tem restaurantes para oferecer o serviço, como nas outras regiões.
Guarda-vidas: há postos distribuídos pela orla.
Iluminação: deve estar instalada até o dia 15 de dezembro.
Canasvieiras – Norte da Ilha

É a primeira praia de Florianópolis que recebe um alargamento da faixa de areia. A obra está em andamento e a promessa é que esteja pronta em dezembro, para a temporada.
Continua depois da publicidade
Sinalização
A sinalização é clara e encontrada no decorrer do caminho.
Ruas
O acesso a Canasvieiras é um dos mais fáceis. Ao sair da SC-401, o usuário cai direto dentro da cidade. A rua principal, a Avenida das Nações, também dá acesso a uma rampa que encontra a areia e há amplo espaço de estacionamento.
Acesso à praia
Há vários acessos fáceis à praia, inclusive uma rampa no final da rua principal. Em dias de maré alta, entretanto, toda areia acaba coberta pelo mar.
Limpeza
Não havia lixo espalhado no dia em que a reportagem passou por ela. Há lixeiras em toda a orla. É preciso atenção à balneabilidade: alguns pontos podem ficar impróprios após dias de chuva forte.
Utilitários
Chuveiros: há três, ao menos, em toda extensão. Todos funcionam.
Guarda-vidas: postos de guarda-vidas estão espalhados pela orla
Banheiros: ainda não foram instalados; por enquanto, é preciso contar com a autorização dos restaurantes mais próximos.
Continua depois da publicidade
Iluminação: deve estar instalada até o dia 15 de dezembro.
Jurerê Internacional – Norte da Ilha

Em Jurerê Internacional, houve manutenção nos buracos da principal via. Há estacionamento para os veículos e deques para chegar na areia. Curitibano, mas familiarizado com a praia, Murilo Martinello elogia a região, mas reclama dos preços exorbitantes do local:
— Chegam s cobrar R$ 10 numa água mineral ou numa tônica.
Martinello sugere o alargamento da faixa de areia da praia, especialmente mais ao norte da orla, onde "mal tem espaço para ficar".
Já o casal blumenauense Valmir da Silva e Maira Teleken, de tanto ouvir falar sobre o bairro, viajou para conhecer a famosa praia. Mas a expectativa não foi superada diante da falta de estrutura.
— O lugar é lindo, mas não é tudo isso. Chegamos aqui sem almoçar, pensando em comer algo na beira da praia e não encontramos um restaurante aberto — ponderou Maira.
Continua depois da publicidade
Sinalização
Há sinalização desde a SC-401, indicando onde pegar acesso, até o bairro. Chegar em Jurerê Internacional não é difícil.
Ruas
A pavimentação das ruas foi recuperada e há amplo estacionamento próximo aos acessos da praia.
Acesso à praia
Os decks e trapiches estão bom estado.
Limpeza
A praia é limpa. Lixeiras acompanham toda a orla.
Utilitários
Chuveiros: estavam funcionando normalmente.
Banheiro: ainda não tem no local. Quando os restaurantes não estão abertos, a situação complica.
Guarda-vidas: assim como nas demais praias, os postos estão distribuídos em toda a extensão.
Iluminação: deve estar instalada até o dia 15 de dezembro.
Ingleses – Norte da Ilha

A praia estava suja no dia em que a reportagem chegou, na segunda-feira (18), e também tem uma faixa de areia bastante estreita. Um dos acessos, inclusive, o mais próximo das dunas, cai dentro da água e preocupa o morador Rafael Paiva:
— Está complicado para subir e descer, já está assim desde o início do ano. Fica correndo o risco de cair aqui, em cima das pedras e alguém se machucar.
Sinalização
O acesso à praia dos Ingleses também não é dos mais fáceis. O bairro é grande e algumas ruas podem confundir os turistas, mesmo com toda a sinalização.
Continua depois da publicidade
Ruas
Um dos principais problemas nessa praia é a mobilidade. O trânsito costuma ser mais lento e demanda mais paciência aos motoristas.
Acesso à praia
Um dos acessos à praia, mais perto das dunas, está com a estrutura totalmente destruída. A escadaria representa risco tanto para moradores quanto para turistas. Em outros pontos há trapiches regulares.
Limpeza
Apesar da coleta diária, na manhã de segunda-feira (18), depois das 11h, havia lixo acumulado em uma das entradas da praia principal.
Utilitários
Chuveiros: um dos chuveiros públicos não funcionava quando a reportagem passou pela praia, mas o responsável pela manutenção trabalhava no local no momento em que a reportagem chegou.
Continua depois da publicidade
Guarda-vidas: há postos em toda extensão.
Banheiro: ainda não tem no local. Banhistas precisam contar com a autorização dos restaurantes quando bate vontade de usar o banheiro.
Iluminação: deve estar instalada até o dia 15 de dezembro.
Joaquina – Leste da Ilha

Entre todas as praias percorridas, Joaquina é a mais bem estruturada para receber os turistas.
Sinalização
Por ser uma praia bastante distante das rodovias e que depende de passar por outros bairros, como Itacorubi e Lagoa da Conceição, antes de chegar, a sinalização é muito importante para auxiliar. Ao chegar na Lagoa, as placas indicam a direção.
Ruas
Há uma única rua que leva até Joaquina, depois da Lagoa da Conceição. As condições estão boas. Mas, além da alta procura pela praia, um grande congestionamento se forma no trajeto em dias de sol. Quem não estiver instalado nas proximidades, a dica é programar-se para não passar o dia no trânsito.
Continua depois da publicidade
Acesso à praia
Há um único acesso, que se divide antes da areia e permite escolher se acessa pelas escadas ou pela rampa.
Limpeza
Praia limpa e com lixeiras espalhadas. Nenhum lixo acumulado.
Utilitários
Chuveiro há um único público, porém, na lateral de um prédio com pequenos comércios e banheiro tarifado, há diversas duchas gratuitas para uso coletivo.
Banheiro público: ainda não foram instalados. Os restaurantes costumam autorizar o uso do banheiro.
Iluminação: iluminação completa estará pronta até o dia 15 de dezembro.
Guarda-vidas: há um posto e uma instalação improvisada para os guarda-vidas nas rochas.