De vez em quando, o trabalho requer habilidade para lidar com situações diversas ao escopo da função. Se seu chefe lhe pedir para comprar um presente para alguém importante, é provável que a decisão seja uma bela garrafa de vinho. Mas acertar na escolha vai exigir bom gosto e bom senso. As variações de tipo e de preço são muito grandes.

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Confira o vídeo com as dicas do sommelier

O vinho é um presente frequente no ambiente corporativo. De acordo com o sommelier Leandro Souza de Oliveira, que atende clientes de várias empresas de Joinville, o gasto médio das empresas com este tipo de presente fica entre R$ 50 e R$ 100.

– Já um cliente especial, responsável por milhões de reais em faturamento, é presenteado com algo igualmente especial, com valor em torno de R$ 600 – diz ele.

Antes de partir para a compra, Leandro sugere fazer uma rápida pesquisa sobre a pessoa a ser presenteada. Assessores e colegas de trabalho podem esclarecer se se trata de alguém sofisticado ou não, se aprecia mais peixes ou carnes, e dar dicas de datas especiais.

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Todas essas informações vão servir de base para a análise do especialista da loja. O sommelier diz que é muito simpático quando a safra coincide com uma data significativa para a pessoa, como o ano do nascimento do filho, da promoção ou de outra conquista importante. E não é preciso gastar muito para acertar na escolha.

– Nem sempre o mais caro e mais antigo é melhor. Alguns mais novos também são bons – diz Leandro.

O especialista recomenda observar a pontuação para avaliar a melhor relação custo-benefício. Quanto maior a pontuação e menor o preço, mais acertada será a escolha, diz. E ele garante que é possível encontrar vinhos de 90 pontos (pontuação elevada) na faixa de R$ 60.

Vinhos novos podem surpreender

Quando o presenteado já conhece vinhos, dar algo novo para ele experimentar é uma atitude que será apreciada. No entanto, não é o que todo mundo faz. Segundo o sommelier Leandro, 70% dos clientes costumam levar o vinho que o outro já conhece e aprecia, para não errar.

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Como regra geral, para desconhecidos, é melhor levar um vinho mais leve e tradicional, explica Leandro. O tinto é garantido, mas mulheres apreciam, também, o branco, rosé e também espumantes.

Seco ou suave? Se não se sabe o gosto, a recomendação é levar meio seco ou suave. O sommelier cita os vinhos chilenos e argentinos como uma boa relação custo-benefício.

Quando o presenteado é um visitante estrangeiro, a pior coisa a se fazer é oferecer um vinho da região de onde ele veio. Leandro diz que se for um apreciador de vinhos, vai querer conhecer as opções locais. Vinhos da cidade catarinense de São Joaquim, por exemplo, podem ser uma boa pedida nesse momento.

Para brindar

Superar as metas do ano é sempre motivo de comemoração, e nessa hora as lideranças fazem questão de compartilhar a boa notícia reunindo toda a equipe. Mas se você foi designado para comprar o espumante que será utilizado no brinde, o sommelier Leandro Souza de Oliveira diz que a bebida deve agradar a um público grande e eclético, que reúne desde profissionais iniciantes a seniores. Uma boa pedida pode ser um espumante nacional Brut Demi-Sec.

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::Quiz: Você sabe tudo sobre vinhos? Faça o teste:

(Chrome / Mozila Firefox / Opera)

Quem deseja aprofundar o conhecimento sobre vinhos, Leandro sugere acompanhar o trabalho de críticos e publicações que são referência no assunto:

Robert Parker

www.erobertparker.com

O advogado Robert M. Parker Jr. abandonou a carreira quando descobriu que possuía duas apuradas capacidades: a de degustar vinhos com incrível discernimento e a de se lembrar de cada um deles no futuro. Provando milhares de vinhos por ano, Parker tornou-se uma referência mundial que balança o mercado cada vez que emite sua opinião. Ele atribui de 50 a 100 pontos aos vinhos degustados.

Jancis Robinson

www.jancisrobinson.com

A inglesa Jancis Robinson, detentora do titulo de master of wine, tornou-se uma referência mundial com seu estilo franco, por vezes irônico, de comentar vinhos e seus produtores. Muito séria e totalmente isenta, Jancis publica reportagens, avaliações e notas sobre vinhos de todo o mundo em seu organizado e atraente site, onde os interessados podem pagar uma anuidade para ter acesso ao conteúdo completo de suas avaliações de vinhos. Jancis Robinson atribui de 0 a 20 pontos aos vinhos avaliados.

Wine Spectator

www.winespectator.com

Talvez a publicação mais famosa e reputada do mundo, ao lado da Decanter inglesa, a Wine Spectator publica uma revista de circulação mundial e também vende acesso às áreas exclusivas de seu site, onde milhares de fichas de degustação de vinhos estão disponíveis. Anualmente, a WS publica uma relação de vinhos escolhidos, o famoso Top 100, aguardado pelos enófilos e críticos de todo o mundo. Esse ranking não seleciona os vinhos de melhores notas apenas, mas premia uma conjugação de pontuação, preço e disponibilidade, o que gera premiações (e ausências) surpreendentes. A Wine Spectator atribui notas de 50 a 100 pontos aos vinhos avaliados.

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Fonte: site Academia do vinho

Boas fontes no Brasil

Academia do Vinhowww.academiadovinho.com.br

Revista Adegahttp://revistaadega.uol.com.br