Com o aumento das opções em revestimentos no mercado cresce a dúvida dos consumidores na hora de escolher o piso para construir a casa. Especialistas afirmam que se deve levar em conta principalmente o ambiente e o tipo de utilização. Para o especialista em revestimentos Norberto Sartoratti Júnior, que atua no mercado há 15 anos, o brasileiro tem investido em pisos de qualidade.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, os revestimentos mais comuns no país são os frios – cerâmicos e porcelânicos. Já os laminados e vinílicos são mais recorrentes na Europa e nos Estados Unidos por causa clima. Conforme Sartoratti Júnior, atualmente as pessoas trocam os revestimentos com maior frequência.

– O vinílico é trocado a cada cinco ou seis anos, não pela necessidade, mas pela tendência. O cerâmico tem durabilidade maior, em torno de 10 anos – diz.

O cerâmico é o mais utilizado por ser de fácil instalação e ter o preço mais acessível. O porcelanato reproduz pedras com mais brilho, porém, há opções foscas. Segundo o especialista, a principal vantagem do porcelanato é o seu tratamento de impermeabilidade.

Continua depois da publicidade

– Ele tem um grau de absorção próximo a zero e dificulta o aparecimento de manchas. Mas vale lembrar que qualquer piso mancha, risca e queima – ressalta.

Para quem deseja um ambiente de maior aconchego, a melhor opção é o laminado de madeira. Outra alternativa é o vinílico que também não absorve a temperatura e tem com principal diferencial o tratamento acústico.

Conforme a arquiteta Alessandra Padovan, a instalação do vinílico pode sair mais em conta. Mas as opções não param por aí. Há também os revestimentos cimentícios. De acordo com Marcos Roberto Marques, da Piso Mix, esse tipo de revestimento é considerado ecológico porque não utiliza fornos e é feito artesanalmente.

Continua depois da publicidade

::Nos ambientes

Quarto e escritório: Para esses ambientes, o mais recomendado são os pisos vinílicos ou laminados de madeira. A temperatura da região também influencia na escolha.

Sala: Ambiente muito frequentado, o piso deve ser resistente de fácil limpeza. O porcelanato é a melhor opção. Em residências pode ser utilizado o esmaltado. Em salas comerciais, o ideal é o porcelanato técnico fabricado com massa na mesma cor do produto e que faz com que o desgaste não seja percebido.

Banheiro e cozinha: Piso cerâmico ou porcelanato. A dica é utilizar o porcelanato natural principalmente na área de dentro do box. O porcelanato polido fica mais escorregadio. Esse cuidado deve ser redobrado em casas com crianças e animais de estimação.

Continua depois da publicidade

::Fique ligado

Pisos claros dão mais amplitude aos ambientes. Em locais de pouca luminosidade, devem-se evitar os pisos escuros.

Pisos laminados exigem cuidados com a manutenção. Com a utilização de pano muito molhado, ele pode empenar (desalinhar). Pano úmido é o ideal.