A evolução da aplicação da vacina contra Covid-19 no Brasil motivou a exigência do passaporte de vacinação em diversas cidades do país. Estádios de futebol em Santa Catarina já pedem o documento e Florianópolis planeja começar a exigir a comprovação a partir de 16 de novembro.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
Com isso, o Ministério da Saúde padronizou uma forma para visualizar, salvar e imprimir o status da vacinação de cada cidadão. Pelo aplicativo Conecte SUS é possível emitir o passaporte de vacinação ou, como é chamado, o “Certificado Nacional de Vacinação Covid-19”, um documento que comprova e detalha a vacinação de cada um.
O documento vale por 12 meses, desde a data de emissão, em todo território nacional, mas alguns países também estão aceitando essa forma de comprovação.
Erros no Conecte SUS
Alguns cidadãos que já estão utilizando o Conecte SUS reclamam da demora para atualização do status da vacina no aplicativo. O Ministério da Saúde informou que é de responsabilidade dos postos de vacinação dos estados e municípios o registro dos dados da vacinação no sistema nacional que alimenta o Conecte SUS.
Continua depois da publicidade
Segundo a pasta, em até 72 horas depois do envio dos registros pelos municípios, as informações são colocadas na plataforma.
> Volta da torcida: Clubes acertam com Governo SC ocupação dos estádios pelo percentual
Quem não tiver seu registro disponível corretamente no aplicativo em até 10 dias depois da imunização, deve procurar o local de vacinação ou a secretaria estadual ou municipal de Saúde para solicitar o registro e envio dos dados ao sistema nacional.
Certificado de Vacinação x Carteira de Vacinação
O Certificado de Vacinação só pode ser emitido após a aplicação das duas doses ou dose única e serve como um passaporte da vacina. Já a “Carteira de Vacinação Digital” pode ser emitida a partir da primeira dose e é atualizada gradativamente com o preenchimento do sistema nacional.
> SC define data para volta do público aos estádios; shows e baladas serão autorizados
Como baixar o certificado de vacinação pelo Conecte SUS
- Para entrar no Conecte SUS, você pode baixar o aplicativo no sistema Android ou no IOS. É possível também entrar pelo site conectesus.saude.gov.br.
- Para acessar seus dados, é preciso ter uma conta no sistema do governo federal, o gov.br. Caso você já tenha conta, é só entrar com CPF e senha. Se não, é possível fazer o cadastro no site ou no aplicativo com os mesmos dados.
- Para obter o certificado, no aplicativo ou site, clique no ícone “Vacinas”.
- Em seguida, aperte no no box que contém as informações da vacina.
- Aperte no botão azul “Certificado de Vacinação”. Esse ícone só aparece para quem tomou as duas doses ou a dose única.
- O documento, que será emitido com validade de 12 meses, tem informações como nome, CPF, CNS e todas os dados das doses tomadas. O certificado ainda mostra um QR Code para validação do comprovante.
- Para emitir o certificado em outro idioma, clique na bandeira e nas iniciais do país no topo da página. Há opções em espanhol e inglês.
Continua depois da publicidade
> Reações da segunda dose da vacina contra a Covid são normais?
Como baixar a carteira de vacinação pelo Conecte SUS
- Depois de entrar no Conecte SUS pelo celular ou web, com a conta do gov.br, clique no ícone “Vacinas”.
- Em seguida, aperte no botão azul “Carteira de Vacinação Digital”.
- O documento tem informações como nome, CPF, CNS e todas os dados das doses tomadas.
- Para emitir o documento em PDF para impressão, clique no ícone do canto superior direito da página.
> Reações da segunda dose da AstraZeneca; veja os sintomas mais relatados
Tutorial em imagem para baixar documentos do Conecte SUS
Leia também
SC será porta de entrada para novos caças Gripen da FAB