Assim como a rede municipal de ensino, boa parte das escolas particulares de Blumenau retoma as atividades presenciais na próxima segunda-feira (8). A organização delas tem como base o Plano de Contingência Estadual para Educação (PlanCon), mas alguns pontos diferem da educação pública, como a possibilidade de transmissão das aulas em tempo real para quem estiver em casa.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

É o que vai acontecer nas escolas Barão e Etevi, por exemplo. Conforme o diretor da Barão, Marcos da Silva, foram poucas as famílias que optaram pelo ensino remoto. Porém, para esses estudantes e aqueles que tiverem a turma dividida para revezamento entre as aulas presenciais e virtuais, haverá uma espécie de transmissão em tempo real. Assim, os jovens poderão interagir com o professor e tirar dúvidas através do computador.

Como é preciso ter o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os alunos, muitas turmas serão separadas em duas. Isso obrigou a contratação de mais professores na maioria das escolas, até porque há docentes do grupo de risco do coronavírus que continuarão em home office. 

Professores extras, álcool em gel em vários pontos, aferição de temperatura na entrada, carteiras numeradas para que o aluno utilize sempre a mesma e rastreamento de contatos estão entre as medidas adotadas.

Continua depois da publicidade

O colégio Bom Jesus especificou, em um documento disponibilizado aos responsáveis, que em caso de contaminação as pessoas que tiveram contato próximo com o infectado serão alertadas e deverão ser isoladas em casa por até 14 dias.

Volta às aulas nas escolas particulares de Blumenau

Barão do Rio Branco – dia 8/2

Bom Jesus – dia 18/2

Castelo – Fundamental I iniciou nesta quarta-feira (3); Fundamental II, dia 8/2; primeiro e segundo ano do Ensino Médio dia 22/2; terceirão e pré-vestibular dia 1 de março.

Etevi – dia 8/2

Sagrada Família – dia 8/2

Senai – dia 8/2

Shalom – dia 8/2

Escola Internacional Unisociesc – dia 8/2

Regras

Nas regiões classificadas pela Matriz de Risco do Estado como nível gravíssimo, as escolas ficam condicionadas a ter o retorno presencial de 50% dos alunos matriculados no turno, de acordo com o decreto 1003, do Governo de Santa Catarina. Assim, as unidades podem adotar o sistema híbrido ou atender os demais alunos somente em sistema online.

Continua depois da publicidade

> Veja a lista do sorteio para escolas estaduais de SC em 2021; saiba como fazer matrícula

Nas demais regiões, em nível grave, alto e moderado, as escolas poderão manter aulas com 100% dos alunos, desde que tenham espaço físico para cumprir com o distanciamento e regramentos estabelecidos pelo governo estadual.

A recomendação é que os pais não entrem nas escolas, que os estudantes mantenham-se de máscara o tempo todo e não dividam alimentos e materiais. A higienização constante das mãos é necessária e quem tiver qualquer sintoma de gripe deve permanecer em casa.