Ao gerar um filho, uma das principais preocupações dos pais está na escolha do nome. Busca-se significados ou homenagear entes queridos até se chegar a um consenso. Ao lançar um prédio, as construtoras também passam por essa árdua tarefa. O nome do novo empreendimento deve refletir os valores da empresa, atrair o público-alvo e retratar o conceito da construção.

Continua depois da publicidade

Para chegar a uma decisão, cada construtora adota um processo. Algumas preferem realizar um concurso interno entre os colaboradores. A Hantei Engenharia é uma das que adotam esse método. A decisão final fica a cargo da diretoria e o dono da ideia recebe uma premiação. Os nomes, neste caso, geralmente têm forte relação com a localização do empreendimento.

Outras optam por buscar inspirações em viagens. É o caso da RDO. Conforme o diretor da construtora, Roberto Deschamps, o nome do prédio Caminhos de Compostela faz menção ao trajeto de peregrinação na Espenha percorrido duas vezes pelo diretor. Mas a explicação do significado não para por aí.

– Remete também a várias etapas que passamos nos 30 anos de história da construtora. Além disso, a nossa vida é uma caminhada – avalia.

Continua depois da publicidade

Mas o processo não é tão simples quanto parece. De acordo com o diretor comercial da Álamo Construtora, Augusto Silveira, muitas vezes os responsáveis pela obra têm “uma luz” e o nome do prédio surge naturalmente. Em outras ocasiões, o nome demora para sair e faz-se necessário a realização de um brainstorming – reunião com pessoas de diferentes áreas e especialidades da empresa que contribuem para a coleta de ideias.

O diretor comercial da AM Construções, Douglas Hillesheim, diz que algumas vezes o projeto está pronto e o nome ainda não.

– Escolher o nome é mais difícil do que fazer o prédio – brinca.

::Fique por dentro

>>Ronald Residence da AM Construções

O nome homenageia um sobrinho da família Hillesheim. Em alguns casos, a homenagem é feita a familiares do dono do terreno.

Continua depois da publicidade

>> La Fontaine Residence da Álamo Construtora

Surgiu em um concurso interno que envolveu os colaboradores da empresa. Nos outros prédios, o nome nasce por acaso ou por meio de brainstorming.

>> D/One Home Design da Dimas Construções

Os nomes são sugeridos por uma agência de publicidade. O D/One remete à ideia de modernidade, apartamentos menores e para um público jovem. O D vem de Dimas.

>> WOK Center da Koerich Imóveis

O prédio tem as iniciais de Walter Osli Koerich, o fundador da construtora em 1993. A escolha dos nomes tem relação com a história da família ou com histórico do local.

Continua depois da publicidade

>> Caminhos de Compostela da RDO

Homenagem da empresa ao trajeto feito por peregrinos na Espanha. Como o caminho é composto por etapas, ele simboliza os 30 anos de história da RDO.