Ah, o verão… Época de rever os amigos, se divertir com a família, tirar férias e aproveitar a presença do sol para recarregar as energias. No entanto, para muitas pessoas, é difícil escapar da rotina e deixar o nervosismo de lado. Afinal, esse é um problema crônico no país, que já lidera o ranking de ansiedade e depressão na América Latina, com quase 19 milhões de pessoas com esses diagnósticos. Quando o assunto é ansiedade, mais de 26% dos brasileiros sofrem dessa condição, de acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Continua depois da publicidade

Mas, como é possível explicar tantas pessoas ansiosas? A correria da rotina pode ser um dos motivos. De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Luciane Gobbo Brandão, um dos fatores que pode estar associado ao aumento do transtorno é o estilo de vida, que muitas vezes, é relacionado a altos níveis de estresse, ritmo acelerado, pressões sociais e expectativas elevadas. 

Além disso, a psicóloga também cita como desencadeadores os desafios causados pela tecnologia, como a desconexão e as pressões sociais; os próprios fatores genéticos e biológicos; os desequilíbrios químicos no cérebro e as experiências traumáticas que podem acontecer no decorrer da vida. 

— O estigma e a falta de acesso à saúde mental são fatores que podem agravar as condições. Apesar do aumento da conscientização sobre saúde mental, o estigma associado aos transtornos mentais ainda pode dificultar que as pessoas procurem ajuda. Além disso, o acesso aos cuidados de saúde mental muitas vezes não é igualitário. Ainda, fatores como a falta de exercício, má alimentação e falta de sono podem contribuir para o declínio da saúde mental — reforça Luciane. 

Estratégias podem ajudar

No entanto, mesmo com os desafios e pressões da rotina diária, há mecanismos que podem ser utilizados para manter a saúde mental em dia. Uma das principais dicas, conforme explica a doutora em Psicologia e professora da Univali, Roberta Borghetti Alves, é aproveitar o início do ano para reavaliar e organizar a rotina.

Continua depois da publicidade

— O início do ano é uma época em que é recomendado que as pessoas parem, reflitam, pensem e analisem. É importante ter clareza para definir metas alcançáveis até o final do ano, com prazos definidos e fatores que dificultam o atingimento delas. Muitas pessoas buscam a terapia no início do ano justamente para trabalhar sofrimentos que acabam impedindo alcançar esses objetivos — comenta. 

Saúde mental em foco no verão

Durante as férias e o verão, Roberta destaca que há uma série de medidas que podem ser adotadas, como manter uma rotina de sono e alimentação adequada, praticar exercícios físicos e a redução dos fatores que geram sensibilidade ou uma atitude muito reativa. 

— Outro tópico a se destacar é que de nada adianta estar de férias, curtindo o verão, se as pessoas não direcionam suas atenções para o momento atual. Então, as práticas de atenção plena, de mindfulness, para se concentrar no presente e evitar pensamentos de preocupação com o futuro. Assim, é possível se concentrar e ter todos os benefícios de estar de férias ou de viver o verão — comenta. 

A prática de atividades físicas, especialmente ao ar livre, é bastante recomendada para quem quer cuidar da mente durante a estação mais quente do ano. Quando em movimento, o corpo libera vários hormônios e neurotransmissores, como a serotonina, endorfina e dopamina, que permitem melhorar o humor, a autoestima e a disposição. Além disso, com a exposição solar segura, é possível aumentar os níveis de Vitamina D, que contribui para equilibrar os sintomas de depressão. 

Continua depois da publicidade

Já no decorrer do ano, quando a rotina volta ao normal, Luciane recomenda que as pessoas prestem atenção nos próprios sentimentos e pensamentos para identificar motivos de estresse ou ansiedade.

— A gente começar a observar com curiosidade os próprios comportamentos e emoções são fatores que nos ajudam a ter consciência do que está acontecendo, para conseguirmos utilizar estratégias de enfrentamento a essas situações. Hoje, trabalhar para manter o foco em uma atividade ou pensamento por vez contribuem para que as pessoas tenham atenção no que elas estão fazendo, diminuindo a ansiedade e o estresse. — finaliza. 

Saiba mais sobre a UNIVALI no site

Saiba mais sobre o Estúdio NSC Branded Content e acompanhe as novidades do Negócios SC.

Leia também

FOTOS: Quem passou pelo Carnaval de rua de Balneário Camboriú no fim de semana

Campeonato de Embaixadinhas é atração na Praia Central, em Balneário Camboriú

Saiba quando as maiores pagadoras de dividendos realizam seus pagamentos