A amamentação é uma troca de benefícios diária entre mães e filhos. Além do leite ajudar o recém-nascido a ganhar anticorpos e proteínas para melhorar a imunidade, é um momento de afeto e energia maternal. Contudo, muitos bebês têm dificuldades para sugar o leite e uma das causas pode ser a obstrução nasal.
Continua depois da publicidade
Quando o recém-nascido fica com o nariz entupido, não consegue respirar direito e acaba largando o seio mesmo antes de estar satisfeito. O ideal é sempre antes de começar a amamentar verificar se o bebê está respirando corretamente e limpar bem as narinas do pequeno.
Outra maneira de fazer com que seu filho pegue o seio é deixá-lo seguro. Para isso, o ideal é que a mulher encoste a barriga do bebê na sua e o posicione com a cabeça mais alta que o bumbum. Além de garantir conforto para o bebê, ajuda a evitar otites. Importante também é encaixar a boca do bebê até o máximo da aréola que ele conseguir abocanhar, assim não machuca o bico do seio.
Por último, respeite o horário fisiológico do bebê. Fazê-lo ficar o dia inteiro no mamando não é o correto, ele pode ficar cansando e não apresentar fome até nos horários indicados para as mamadas. O intervalo tem que ser de duas a quatro horas, de acordo com a necessidade do seu filhote.
Continua depois da publicidade