Qualidade de vida é tudo, não é mesmo? Mas não adianta cuidar do corpo e da alimentação se você se esquece de cuidar da mente, do lado emocional. Para que o corpo funcione em harmonia, é preciso dar atenção a todos os setores da sua vida.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp?

O poder das emoções

Se você está tentando emagrecer, mas acha que não consegue ou sempre desiste no meio do caminho, talvez deva prestar mais atenção no seu lado emocional. “A saúde mental pode influenciar no processo de emagrecimento ao favorecer os comportamentos como uma dieta ou a prática de exercícios físicos”, analisa o Dr. Fábio Roesler, psicólogo e neuropsicólogo da Clínica de Cefaleia e Neurologia.

Interferência na alimentação

Ansiedade, insegurança e depressão podem levar algumas pessoas a comerem de forma compulsiva, ou mesmo, acreditarem que não são capazes de seguir uma dieta ou mudar hábitos errados.

“Existem processos psicoterápicos que podem interromper essa ligação direta entre ansiedade e comida, e a melhor forma de se evitar isso é, portanto, procurando um terapeuta”, recomenda Fábio Roesler.

Continua depois da publicidade

Corpo e mente precisam estar em harmonia
Corpo e mente precisam estar em harmonia (Foto: Shutterstock)

Saúde emocional e corpo

Tudo o que passamos diariamente acaba refletindo em nosso corpo. “A saúde emocional tem um papel fundamental na saúde física, existem as chamadas psicossomatizações, que se caracterizam por serem descargas de fundo emocional no corpo, manifestando diversos sintomas físicos”, explica o psicólogo.

Reserve um tempo para você

A melhor forma de manter seu corpo em harmonia é tentar equilibrar alimentação, prática de exercícios e reservar um tempo para relaxar. Lembre-se que você precisa de um tempo para fazer algo que lhe deixa feliz! Uma reeducação perfeita deve abranger a parte física, alimentar e emocional!

Leia também

Gordura abdominal: veja os alimentos que aumentam o famoso pneuzinho

Confira o poder das frutas contra doenças cardiovasculares

Sal e açúcar: conheça os riscos e os benefícios para a saúde