Mara Heil, uma das moradoras da comunidade Monte Cristo, em Florianópolis, relatou que precisou sair de casa com “a água na boca” durante a madrugada desta quarta-feira (6), após o reservatório da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) se romper nesta madrugada de quarta-feira (6).
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
De acordo com a Defesa Civil, ruas, casas e carros foram destruídos. Duas pessoas que se feriram sem gravidade foram atendidas pelos bombeiros.
— Foi por volta de 1h50, aconteceu um estouro muito grande. A gente estava dormindo e corremos para a sala. Quando a gente viu já tinha carro entrando dentro de casa, entulho, poste, muro, tudo foi invadido, a casa da gente foi invadida por tudo. Foi muito triste, a gente conseguiu sair de dentro de casa com água na boca. Tem gente que perdeu tudo. Tem casas que estão atoladas de carro dentro, é uma verdadeira tragédia, não tenho o que explicar, o bairro está devastado, parece uma cena de guerra — relata Mara.
A moradora ainda relata que a sua casa foi toda invadida pela água, mas não sabe o verdadeiro estrago.
Continua depois da publicidade
— Está tudo socado, tudo cheio de entulho, carro, tudo entulhado dentro da casa. Entrou com tudo, tudo, tudo. Porque a minha casa tem uma rampa que dá de frente para o reservatório. Então a rampa foi onde escorreu toda a água, estourou de frente. A Defesa Civil não deixa a gente entrar, não deixa passar, porque a rua tem muito entulho. A gente saiu com água de dentro de casa. não sei o que perdi, ou tudo que perdi. perdi carro, perdi. Mas estou com a vida salva, graças a Deus.
Reservatório de água da Casan se rompe e causa pânico e destruição em Florianópolis
João Pedro Moraes, outro morador da comunidade Monte Cristo, relatou como “campo de guerra” o rastro de destruição deixado pela água que atingiu o local.
— Nós estávamos dormindo, minha mulher me acordou, um barulhão danado. Ela me disse ‘estourou a caixa d’água. Abrimos a porta, aguaceira e a rua parece um campo de guerra. Os postes de luz caíram tudo — contou o morador João Pedro Moraes ao g1 SC.
Segundo a companhia, o rompimento ocorreu às 2h na rua Luís Carlos Prestes, no bairro Monte Cristo após uma das paredes se deslocar. A via ficou alagada por cerca de 2 mil metros cúbicos e destruiu muro de casas e carros. Imagens mostram veículos empilhados e muita lama na região.
Continua depois da publicidade
Conforme a Prefeitura de Florianópolis, um inquérito será aberto para apurar as causas do rompimento. Uma perícia será realizada no local ainda na manhã desta quarta-feira.
Veja as fotos
*Sob supervisão de Raquel Vieira.