Os cardumes de tainhas, tão desejados nesta época do ano, ainda não deram as caras pelo Litoral Norte. Em Barra Velha, Balneário Barra do Sul, em São Francisco do Sul e em Itapoá, os pescadores estão preocupados, mas ainda têm esperanças: a previsão é de que nesta sexta uma frente fria chegue ao Estado e traga os peixes para as redes.

Continua depois da publicidade

Na praia de Enseada, em São Francisco do Sul, a ressaca desta semana atrapalhou os pescadores.

– O tempo ainda não ficou frio o suficiente para trazer as tainhas. A gente sabe que, quando ocorre um vento Sul forte, é preciso em seguida um Noroeste para trazer os peixes -, conta o pescador e maricultor Antônio Luiz Pinheiro, 56.

Temporada fraca no Estado

Continua depois da publicidade

O gerente do Centro de Aquicultura da Pesca da Epagri, Fabiano Silva, explica que não é só no Litoral Norte que a pesca da tainha está fraca. Na Grande Florianópolis, apesar de alguns lances, o peixe ainda não é encontrado em todos os comércios.

Os peixes vêm das águas frias da Argentina, do Uruguai e do Rio Grande do Sul e procuram águas mais quentes do Estado para a desova. A frente fria chegou quinta à noite à região Sul. Segundo a Central RBS de Meteorologia, o frio deve ser mais intenso a partir desta sexta.