A safra de milho em Santa Catarina deve ser 10% maior que a registrada no último ano, de acordo com a Epagri. A expectativa é de que a colheita gere 2,7 milhões de toneladas, ou seja, 261 toneladas a mais que na safra 2017/2018.

Continua depois da publicidade

O aumento na produtividade do milho é importante para a economia catarinense, já que o Estado é o maior comprador do grão no país. Quase a totalidade desses grãos é usada para abastecer o setor de carnes.

Segundo a Epagri, o crescimento da produtividade é ligado ao aumento na área plantada. Neste ano, os produtores catarinenses vão cultivar 328,6 mil hectares de milho, um incremento de 7,6%, em relação à ultima safra.

A Epagri diz que o reajuste no preço do milho atraiu os agricultores. Além disso, houve também a necessidade de rotação nas lavouras com outras culturas, principalmente, com a soja.

Mais silagem

Continua depois da publicidade

Os produtores de milho também estão investindo na produção de grãos para a armazenagem em silos. Conforme a Epagri, desde 2013, a área plantada com silagem subiu 15% ao ano.

10 toneladas por hectare

Neste ano, a produtividade média das lavouras de milho chegou a 8,3 toneladas por hectare. No entanto, a expectativa é chegar a 10 toneladas por hectare, até 2020. Para alcançar esse patamar, os agricultores têm investido em sementes de alto valor genético.