Do bolinho de bacalhau à paella, passando pelas massas, crepes e o frango à passarinho. Os apreciadores da boa gastronomia têm motivos de sobra para visitar a Vila da Aventura a partir de sábado.
Continua depois da publicidade
Além da Regata Transat Jacques Vabre, Expedição Oriente, World Business Show e o Festival de Música de Itajaí, a Aventura – que continua até 1º de dezembro – terá um festival gastronômico internacional inspirado nos Sabores do Atlântico ao Mediterrâneo. Serão cinco pavilhões tipicamente decorados, planejados para proporcionar uma viagem ao visitante. São eles: Boteco Brasileiro, Bistrô Francês, Tasca Portuguesa, Tapas Espanholas e Cantina Italiana.
No píer sobre o rio Itajaí-Açu, o restaurante internacional promete atrair os paladares mais refinados com pratos inspirados nos cinco países. Para a coordenadora técnica de turismo de Itajaí, Maria Valdete Orci de Campos, o menu elaborado custando entre R$ 5 e R$100 deve agradar a todos os paladares e todos os bolsos.
– Nosso diferencial serão os quiosques com comida estilo de boteco, você pode comer enquanto visita os espaços da vila. São tantas opções que a pessoa pode vir todos os dias e que mesmo assim ainda não terá tempo de provar tudo – diz Maria.
Continua depois da publicidade
Outra aposta da organização é o boteco brasileiro. O espaço oferecerá porções rápidas aos visitantes da Aventura. Acarajé, lula à dorê, caldinho de feijão com torresmo e a famosa caipirinha estão no cardápio. O evento ainda contará com uma praça de alimentação com oferta variada de refeições e acomodação para 250 pessoas. Carrinhos de pipoca, churros e cachorro quente também fazem parte da programação gastronômica.
Aprenda a fazer uma receita que será atração no bistrô francês
O Deli Siri é um conceito diferente de restaurante, também chamadas de delicatessen, síntese de um supermercado e um restaurante. A loja conceito vai participar do Sabores do Atlântico ao Mediterrâneo com o cardápio inspirado na França e o prato principal será o siri panée ou sanduíche de siri.
A opção pelo siri mole aconteceu porque a produção no Brasil está sendo realizada pela primeira vez em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
– Em junho começamos as conversas com o produtor de siri mole no Brasil, o André Theiss. O Siri Mole Blueshell é um siri do mar que você degusta inteiro, sem cascas, sendo 100% natural, saudável e delicioso. Carne branca e sabor único – conta a dona da Deli Siri, Joice Sabatke.
O chef francês Giuseppe Marino, que vive no Brasil e é professor de gastronomia na Uniasselvi, veio para Itajaí ensinar a fazer o siri panée. Além do sanduíche em duas versões (croissant e baguete) o estabelecimento irá servir crepes doces e salgado, croque-monsieur e macaron.
Siri panée
Ingredientes
1 pão croissant
1 siri mole BlueShell temperado com sal
2 ovos
100g de farinha de trigo
100g de farinha de rosca com amêndoas
Óleo para fritar
Molho
50g de iogurte natural integral
1 limão
Sal a gosto
Pimenta preta moída a gosto
Acompanhamento
Alface
Tomate
Pimentão
Modo de preparo
1 – Bata os ovos com sal em uma tigela.
2 – Empane o siri primeiro na farinha de trigo e, depois de mergulhá-lo no ovo, empane na farinha de rosca com amêndoas.
Continua depois da publicidade
3 – Frite o siri imerso em óleo por um minuto e meio. Retire o excesso de gordura e leve ao forno em 320 graus para secar por três minutos.
4 – Enquanto o siri estiver secando no forno, prepare o molho, misturando iogurte limão, sal e pimenta.
5 – No croissant cortado ao meio, espalhe o molho a gosto, coloque as verduras picadas e assente o siri.
Continua depois da publicidade