Embora seja algo rotineiro na vida das mulheres, higiene íntima gera dúvidas para muita gente. Seja por excesso ou por falta de informação, seja por vergonha em tocar no assunto ou por achar que todas as partes do corpo podem ser limpas da mesma maneira, a verdade é que há ainda há alguns mitos a serem desvendados, entre eles, o uso de sabonete líquido íntimo.

Continua depois da publicidade

Há anos, os sabonetes líquidos íntimos vêm ganhando espaço nas prateleiras das farmácias e dos supermercados. E essa variedade de opções pode trazer indecisão na hora da escolha. 

Será que eu preciso mesmo de um sabonete líquido íntimo? Será que posso continuar usando um sabonete comum? O que devo observar antes de escolher um sabonete líquido íntimo?

Para tirar essas e outras dúvidas e ajudar você a cuidar da sua saúde, esclarecemos alguns mitos sobre higiene íntima e o uso de produtos na região vaginal.

Posso lavar a vulva somente com água. – MITO

Para remover a sujidade e as células mortas da vulva, é necessário usar um produto com poder de detergência, como sabonetes e géis de limpeza. A água pura não possui essa característica.

Continua depois da publicidade

Ducha higiênica é fundamental para a higiene. – MITO

A limpeza da região íntima deve ser feita somente na vulva, na parte externa onde ficam os grandes e os pequenos lábios e o clitóris, e nunca na vagina (canal que leva ao colo do útero).

A vagina não deve e nem precisa ser lavada, e o uso de duchas internas somente deve ser feito com recomendação e acompanhamento médico.

O pH do sabonete íntimo é importante. – VERDADE

Tanto a vulva quanto a vagina possuem pH ácido (entre de 3.8 a 4.5), e as bactérias boas responsáveis pela saúde íntima (flora vaginal) se mantêm estáveis em meio ácido. Por essa razão, é importante utilizar sabonete líquido íntimo com pH próximo ao da região. Produtos com pH neutro ou básico podem alterar a flora vaginal, levemente ácida por natureza, comprometendo as defesas do organismo, tornando a área suscetível a infecções.

Além do pH, que deve ser semelhante ao pH vaginal, é fundamental que o sabonete líquido íntimo seja hipoalergênico e testado dermatologicamente e ginecologicamente

Continua depois da publicidade

Sabonete íntimo trata infecção urinária. – MITO

Os sabonetes líquidos íntimos promovem uma limpeza suave, efetiva e sem agredir a pele.

As infecções urinárias são causadas, principalmente, por fungos ou bactérias, sendo necessário um tratamento medicamentoso adequado, prescrito por um médico.

Durante a menstruação é preciso lavar a vulva mais vezes. – MITO

O sangue menstrual não é sujeira, por essa razão, não há necessidade de lavar a região íntima mais vezes durante a menstruação. 

No entanto, muitas mulheres se sentem melhor lavando vulva mais vezes durante o dia, para retirar sangramento menstrual que pode acumular na região.

Continua depois da publicidade

Para manter a higiene, também é importante trocar periodicamente o absorvente — com atenção especial durante o uso de absorvente interno — e lavar a região normalmente, uma única vez ao dia.

Usar sabonete íntimo previne infecções. – VERDADE

As bactérias que compõem a flora vaginal são responsáveis pela defesa da região. Elas formam uma espécie de barreira de proteção contra o crescimento exagerado de micro-organismos, como fungos e bactérias.

A escolha de um sabonete líquido íntimo com pH próximo ao da pele da vulva ajuda a proteger o corpo de infecções por micro-organismos, pois mantém o pH da flora vaginal equilibrado e levemente ácido.

Tanto faz lavar a vulva com sabonete comum ou com sabonete íntimo. – MITO

Da mesma forma que não é indicado lavar o rosto com o mesmo sabonete que se lava o corpo, também é importante lavar a região íntima com sabonete próprio.

Continua depois da publicidade

A pele do nosso corpo varia de espessura e de pH de acordo com a região. Por exemplo, a pele dos pés é mais grossa e resistente que a pele do restante do corpo, já a pele da vulva e de outras áreas próximas a mucosas, como os grandes lábios, é mais sensível.

Por serem desenvolvidos especialmente para a limpeza da vulva, os sabonetes líquidos íntimos, possuem, além do pH semelhante ao pH natural dessa região, uma detergência mais suave, que limpam a pele sem agredi-la e sem remover o manto lipídico (camada de gordura que mantém a pele hidratada). Além disso, alguns sabonetes líquidos ainda oferecem hidratação e controle de odores.

Sabonete líquido íntimo pode ser usado na menopausa. – VERDADE

Durante a menopausa, a pele da região da vulva fica mais ressecada e sensível, podendo ocasionar coceiras e irritações. Por isso, é indicado o uso de sabonetes líquidos íntimos, que ajudam a cuidar do manto lipídico. Dê preferência aos que contêm hidratantes na fórmula.

Não posso usar sabonete íntimo todos os dias. MITO

Muitas mulheres ainda acreditam que não podem usar sabonetes íntimos todos os dias, porém, se o produto for dermatologicamente e ginecologicamente testado e aprovado, pode, sim, ser utilizado todos os dias, até três vezes ao dia.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que a chave para uma vida saudável está no equilíbrio. Seja na alimentação, na prática de exercícios físicos, na relação entre trabalho e lazer etc., os cuidados com a higiene íntima também devem ser equilibrados. O excesso de limpeza na região da vulva pode modificar o pH e remover as células que formam o manto lipídico e as “bactérias boas”, comprometendo as defesas naturais do nosso corpo e alterando a nossa imunidade.

Nós, mulheres, já convivemos com muitos tabus em relação ao nosso corpo e imagem, e nossa higiene íntima não pode ser um tabu a mais. 

Lembre-se de que, assim como o rosto e o cabelo, a região íntima merece ser cuidada com um sabonete líquido adequado e desenvolvido especialmente para a região, que respeite as diferenças e peculiaridades naturais da área.

Quer saber mais sobre higiene e saúde íntima? Acesse o site www.dermacyd.com.br