O grito de tetracampeão vai ganhar as ruas de Caçador neste sábado, quando encerra-se a 52ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Após 10 dias de competições, Florianópolis abriu 68 pontos de vantagem para a segunda colocada, Itajaí, e não poderá ser mais alcançada na pontuação geral.

Continua depois da publicidade

Apesar da larga diferença, os dirigentes e atletas da Capital preferem adotar a cautela enquanto o título não é garantido matematicamente, já que hoje, último dia de competição, 160 pontos estarão em disputa.

– O título está bem encaminhado, não vamos ser hipócritas, mas vamos aguardar, até porque essa pontuação será pulverizada e não ficará apenas entre Florianópolis e Itajaí – declarou o superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Édio Pereira.

Desses 160 pontos em disputa, 26 deverão aumentar a pontuação da Capital no quadro geral, com as prováveis conquistas dos troféus na Ginastica Rítmica (bicampeonato) e no vôlei masculino.

Continua depois da publicidade

O time de futsal masculino, que ontem venceu Joinville por 4 a 3, e as equipe de judô masculino e feminino, também podem assegurar pontos importantes para a Capital que já ergue 11 troféus de campeão em Caçador.

Nesta sexta-feira, mais três troféus foram entregues, todos para equipes de delegações coadjuvantes no quadro geral de pontos. No Tiro ao Prato, os atiradores Denílson Teixeira, Valdir Abel, Fernando Meller, Rudiclei Dal Cim, Lauro Reis e Luciano Figueiredo levaram o troféu para Criciúma e festejaram o bicampeonato na competição. Tubarão ficou em segundo, e Joinville completou o pódio.

No Bolão 23 masculino, o troféu ficou com a equipe de Rio do Sul. Caçador terminou em segundo, e Água Doce, em terceiro. Já no Remo, a equipe de Blumenau surpreendeu o favoritismo da Capital ao vencer três das cinco provas e levantar o troféu para somar mais 13 pontos e brigar pelo vice-campeonato dos Jasc no último dia de competições.

Continua depois da publicidade

Aliás, esta deverá ser a briga mais acirrada dos Jasc e que deverá ser definida com a finalização de modalidades coletivas (vôlei, handebol e futsal, ambos no masculino e feminino).

Possível sede da competição em 2014, Itajaí ainda conta com o judô, além do handebol feminino, para manter a segunda colocação, enquanto Joinville, cidade-sede de 2013 e quatro lugar na classificação geral, tenta uma arrancada final.