Neste sábado, 88 cidades catarinenses se mobilizam pelo Pedágio da Apae. A expectativa é de que a 14ª edição consiga arrecadar cerca de 800 mil reais, quase 40% a mais que no ano passado. As contribuições serão utilizadas pelas Apaes para investimentos em novos profissionais, equipamentos e necessidades básicas.

Continua depois da publicidade

A RBS TV apoia as ações do Pedágio desde a primeira edição do projeto. Em parceria com o Jornal de Santa Catarina, a Apae de Blumenau foi a pioneira na realização do evento, que este ano vai se estender por todo o território estadual na mesma data. A federação das Apaes buscou apoio estadual e a RBS decidiu continuar com esta combinação, concedendo espaço midiático em seus veículos de comunicação.

A parceria da RBS TV na divulgação do pedágio tem como objetivo informar a população sobre a ação, estimular a participação de voluntários e dos doadores. Os anúncios estão sendo veiculados na TV, nos jornais e nas rádios do Grupo RBS em todo o estado de Santa Catarina.

Cada Apae é responsável por organizar a programação do pedágio em sua cidade. A ação conta com a participação de voluntários, que podem se cadastrar na sedes dos municípios envolvidos. Quanto maior o número de colaboradores, mais carros poderão ser abordados para garantir o sucesso do pedágio. Além dos voluntários, irão trabalhar as equipes da Polícia Civil e Militar e da Guarda de trânsito para garantir a segurança do evento.

Continua depois da publicidade

A iniciativa é de extrema importância para a captação de recurso das associações. A entidade de Blumenau, por exemplo, substituiu o antigo ônibus, que já tinha mais de 15 anos de uso e não era adaptado, por um novo ônibus com elevador, espaço adaptado para cadeirantes e 24 lugares. Além de garantir acessibilidade a todos, o investimento serviu de estímulo para o engajamento de outras entidades no projeto.

Confira abaixo a lista das cidades:

:: Médio Vale do Itajaí: Apiúna, Blumenau, Brusque, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Nova Trento, Pomerode, Rodeio.

:: Alto Vale do Itajaí: Agrolândia, Imbuia, Ituporanga, José Boiteaux, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Rio do Campo, Rio do Sul, Salete, Taió, Trombudo Central, Vidal Ramos, Witmarsum, Ibirama.

Continua depois da publicidade

:: Nordeste: Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Joinville, Massaranduba, São Bento do Sul, São Francisco do Sul.

:: Planalto: Arroio Trinta,Caçador, Fraiburgo, Lebon Regis, Tangará, Timbó Grande.

:: Planalto Norte: Canoinhas

:: Região Serrana: Otacílio Costa, São Joaquim, Urubuci.

:: Extremo Oeste: Campo Erê

:: Litoral Norte: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Camboriú, Itajaí, Ilhota, Itapema, Navegantes, Penha, Porto Belo,Tijucas.

:: Grande Florianópolis: Alfredo Wagner, Palhoça.

:: Litoral Sul: Capivari de Baixo, Garopaba, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Sangão, Treze de Maio, Tubarão.

Continua depois da publicidade

:: Rio do Rastro: Armazém, Grão Pará, Gravatal, Orleães, São Ludgero, São Martinho.

:: Região Sul: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul, Turvo.

:: Vale do Uruguai: Chapecó.

:: Carbonífera: Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis, Urussanga.