Pais e médicos estarão nas escadarias da Catedral São Paulo Apóstolo, Rua XV de Novembro, Centro de Blumenau, a partir das 9h de sábado para conscientizar a população sobre a epilepsia. O encontro será no dia internacional de conscientização sobre o tema e faz parte do calendário de atividades do Março Roxo. Cerca de cem balões com gás hélio serão soltos para marcar o dia.
Continua depois da publicidade
::: Leia mais notícias de Blumenau
De acordo com a integrante da organização do Março Roxo, Priscila Francisca Krieger, a intenção do encontro no Purple Day – dia lilás, em tradução livre – é abordar os pais e falar sobre a condição neurológica. A equipe do Sesc também estará presente no local, com aferição de pressão arterial e medição de glicose. Ações com o mesmo tema acontecerão em diversas capitais do país, como Brasília e São Paulo.
– É uma forma de falar sobre o tema com as pessoas. Recebemos relatos de uma professora que através do Março Roxo soube como agir quando um aluno de dois anos teve uma crise – relata.
Condição neurológica que atinge de 1% a 2% da população brasileira, a epilepsia pode se manifestar em qualquer idade, mas costuma apresentar a primeira crise, com maior frequência, em crianças com menos de dois anos. Em algumas pessoas, desaparece na adolescência, em outras tem que ser controlada por medicamentos por toda a vida. Em 80% dos casos, o paciente pode ter uma vida normal usando a medicação.
Continua depois da publicidade