Neste sábado, 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água, criado há mais de 20 anos para celebrar e discutir a importância da água na vida do planeta. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) estima que, até 2025, 2/3 da população mundial sejam afetados, de alguma forma, por falta de água potável. No Brasil, o fato de termos cerca de 13% de toda a água potável do mundo pode até dar a sensação de que se trata de um recurso abundante, mas a realidade é bem diferente. Seis milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada e apenas 37,5% de todo o esgoto no País é devidamente tratado, segundo o Instituto Trata Brasil. Além disso, nos mais de dois mil municípios brasileiros com altas taxas de mortalidade infantil, 74% da população vivem sem água encanada e esgoto. Por isso, pense muito antes de gastar água deliberadamente.
Continua depois da publicidade
Você ainda se espanta com alguma coisa? Que ótimo
Quem não se espanta, não interroga. E todo aquele que olha para as coisas e para o mundo como se tudo estivesse bem, como se tudo fosse normal, não tem dúvidas, não vê problemas, não se admira e nem sequer se questiona. “Por que é que as coisas são assim e não de outro modo?”. Esse homem não tem ou perdeu a capacidade de se espantar. Por isso, o filósofo Aristóteles assinala, e com razão, que “foi, com efeito, pela admiração, que os homens, assim hoje como no começo, foram levados a filosofar, a questionar e a mudar o mundo”.
Projeto Motoboy Legal
Continua depois da publicidade
O Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis – Igeof e a Secretaria Executiva de Serviços Públicos firmaram um Termo de Convênio de Cooperação Técnica com a Associação dos Motociclistas da Grande Florianópolis – AMO Floripa para a normatização das atividades de motoboy e motofretista. O convênio busca a regularização da atividades junto à Prefeitura de Florianópolis e ao Detran, com o objetivo de garantir a segurança não somente dos profissionais, mas também da população que utiliza seus serviços. Através do Projeto Motoboy Legal, a AMO irá regulamentar e organizar os motoboys com ferramentas tecnológicas que irão revolucionar o setor de entregas rápidas. O foco do projeto é a aproximação das autoridades do trânsito com os prestadores de serviço, a melhoria da mobilidade urbana, a diminuição de acidentes, o aumento da segurança, a geração de emprego e renda, a melhoria na qualidade dos serviços de entregas e a valorização da categoria.
Campanha do Voluntariado em São José
A Secretaria Municipal de Assistência Social de São José acaba de lançar uma Campanha do Voluntariado. O objetivo é cadastrar e capacitar pessoas para atuarem como voluntárias nas instituições filantrópicas do município. As inscrições estarão abertas a partir de hoje e deverão ser realizadas no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), das 13h às 18h. Podem participar pessoas maiores de 18 anos. No lançamento da campanha, os participantes assistiram a palestra “Ser Voluntário”, ministrada por Magda Medeiros, que explicou aos participantes a importância do voluntariado e da ajuda ao próximo.